Quer mais detalhes sobre o Controla Telemetria? Fechar

Quer mais detalhes sobre o Controla Telemetria?

Baixe nossa apresentação da solução!

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigada!

Voltar

Tecnologia com Consciência: uma nova realidade na gestão estratégica

27 de outubro de 2020 por Ticket Log em Gestão Empresarial
Live Tecnologia com consciência

Você já conferiu a 6ª live da Ticket Log no Circuito Macrotendências do Novo Natural

Colocamos em debate um dos principais temas que influenciam a vida de todos nós atualmente: o uso da tecnologia com consciência, focado especialmente na estratégia de negócios.

Hoje em dia, vivemos um processo de transformação histórico com mais de 4 milhões de pessoas conectadas entre si em uma rede global de informações sem precedentes.

Alguns pensadores contemporâneos chamam o momento que vivemos de Quarta Revolução Industrial. A primeira teria sido no século 18, com o domínio das máquinas a vapor; a segunda no século 19, com a chegada da eletricidade; e a terceira no século 20, com o advento dos computadores e redes conectadas.

Segundo essa teoria, a revolução industrial atual é a da informação. Nos últimos anos, as empresas mais valiosas do mundo passaram a ser aquelas que trabalham com dados e ativos, e não com produtos tangíveis. O mundo está sendo movido pelos bytes, onde dados são mais valiosos que coisas físicas.

Por isso, é importante discutir como se orientar nesse cenário, tanto no âmbito do comportamento social quanto dos negócios. Tudo para que possamos aproveitar ao máximo as oportunidades destas mudanças iminentes! 

Para debater o assunto e apresentar perspectivas a respeito do uso da tecnologia sob o ponto de vista da gestão de frotas e mobilidade, trouxemos dois convidados especiais e parceiros da Ticket Log: 

  • Fernando Alves Nóbrega Júnior, diretor de transportes no grupo Edson Queiroz;
  • Fabio Rodrigo Barbosa, diretor comercial na empresa Omnilink.

Assista à live completa em nosso canal no Youtube (vídeo abaixo) e confira também os destaques do bate-papo durante a leitura deste artigo!

“A tecnologia tem que estar presente o tempo inteiro”

Qual o papel das tecnologias no atual cenário de transformações na gestão de frotas e mobilidade?

Na opinião do diretor de transportes no grupo Edson Queiroz, Fernando Alves Nóbrega Júnior, participante do primeiro bloco da live, “a tecnologia tem que estar presente o tempo inteiro para fazer uma boa gestão”.

Segundo o diretor, o gerenciamento de uma operação grande como a do grupo Edson Queiroz apresenta desafios e complexidade. São 1.933 veículos, sendo 1.191 próprios e 742 terceirizados, 53 pessoas envolvidos na hold e 43 distribuídas em unidades pelo Brasil.

“É uma operação bem grande, complexa, com diversos interesses de cada empresa e de cada segmento. A gente tem um sistema de gestão de frotas. Sem ele, não conseguiríamos ter tanto controle sobre a frota. Temos gestão de combustíveis, rastreamento e telemetria. Também estamos pilotando uma ferramenta de gestão de multas. É importante que haja integração das informações para a gente verificar, entender e poder usá-las estrategicamente”, ele diz.

A telemetria é um conjunto de soluções voltadas para uma gestão completa da frota, otimizando tempo, reduzindo custos e potencializando o desempenho dos veículos.

Ao falar sobre os benefícios desse tipo de tecnologia, Fernando salientou também a importância dos dados capturados por meio de telemetria para melhorar a eficiência e a segurança do negócio:

“A gente sempre tratou o sistema de abastecimento como gestão, não como um intermediador para pagar os postos. Sempre tivemos um cuidado muito grande com gestão de combustíveis. A telemetria vem para reforçar ainda mais a segurança e a precisão dos nossos dados. A gente usa isso nos nosso indicadores, então tem sido de muito valor para a gente essa integração junto com a telemetria”.

 E quais são as prioridades para os gestores de frotas e mobilidade atuais? O diretor de transportes do grupo Edson Queiroz destaca a preocupação com a informação e a comunicação na hora de firmar novas parcerias.

“Um dos nossos pilares é realmente utilizar os recursos que nós temos antes de procurar fora. Informação é tudo. Quando a gente vai atrás de um parceiro, a gente quer realmente a parceria. O atendimento é muito importante para a gente. A parceria desse pessoal que trabalha com frotas é muito importante”, conclui.

“A tecnologia é imprescindível para o mercado de transporte e logística”

No segundo bloco da live, Fabio Rodrigo Barbosa, diretor comercial na empresa Omnilink (outra parceira da Ticket Log), corrobora essa visão. Para ele, há o entendimento de que “a base de tudo é a tecnologia”.

“Sem a tecnologia, eu acredito que fica muito difícil você fazer gestão de qualquer bem e de qualquer ativo. Porque na logística você usa a tecnologia para monitorar, acompanhar, fazer gestão de combustível, gestão de carga, gestão do risco. Todas as empresas que estão operando no mercado dependem muito de tecnologia para tudo. Para carreta, caminhão, carga, para tudo que elas têm de ativos circulando pelas rodovias”, afirma.

Há 20 anos no mercado e tendo se especializado em tecnologia e gestão de riscos (especialmente relacionado a roubo de veículos e cargas), Fábio comenta que hoje a empresa exporta conhecimento para fora do país:

“O gerenciamento de risco começou no Brasil. Tudo que acontece em gerenciamento de risco aqui sempre é mais forte do que lá fora. Até porque a gente tem um alto índice de roubos e temos que ficar criando toda hora novas tecnologias para evitá-los.”

Mais uma vez, o uso da tecnologia (em especial os dados de telemetria) é apontado como um aliado para implementar soluções mais eficientes e seguras para a operação das frotas, preservando a integridade de motoristas e dos próprios veículos.

“Temos uma frente de controle de safety (segurança contra acidentes). Já faz 5 anos que omnilink está trabalhando nesta frente junto com alguns embarcadores e está sendo muito legal o que a gente está vendo acontecer. Hoje temos embarcadores grandes com até 5 mil caminhões que tiveram zero acidentes no ano passado por causa da telemetria. A telemetria é algo que vem de fora, mas é uma tendência forte no mercado. Quem ganha com isso é a sociedade brasileira”.

E quais os ganhos do uso da tecnologia para a própria empresa? Segundo Fábio,  “as empresas que operam nesse formato (com investimento em telemetria) estão tendo resultados muito positivos com uma imensa redução de acidentes”.

“Uma vida não têm preço. Você pode ter mil cargas roubadas, mas se tiver um motorista morto, ele é mais valioso do que as mil cargas roubadas. As empresas que têm essa cultura estão salvando vidas. Para o embarcador de frete ou fabricante é uma grande oportunidade de fazer uma boa prestação de serviços com o seu material usando a tecnologia para salvar vidas e reduzir acidentes”, destaca Fábio.

O conselho do diretor comercial da Omnilink para gestores de frotas e mobilidade começarem a implantar a tecnologia em suas empresas é “dar um passo de cada vez”.

“Acredito que daqui a muito pouco tempo tudo será rastreado via imagem. Mas não adianta começar do melhor se você não fez o básico. Minha sugestão para os gestores é: conhecimento interno. Se ele está usando um rastreador básico, começa a usar rastreador com inteligência embarcada, começa a usar funções programáveis, começa a fazer rotas inteligentes. Se ele já está nesse nível, coloca uma telemetria avançada junto, começa a fazer uma análise de telemetria avançada. dedica pessoas para fazer uma active center da telemetria. Se ele já está envolvido em uma boa gestão de risco, parta para o MDVR, sim. Eu acho que as câmeras são o futuro”.

Integração de abastecimento com telemetria

Com as novas possibilidades tecnológicas no mercado, é possível fazer a integração de abastecimento com telemetria? SIM! Embarque mais inteligência na gestão dos custos visíveis e invisíveis com a solução Controla Telemetria da Ticket Log.

E mais, com o Controla Telemetria sua gestão ganha 5 upgrades:

  • Incentiva o uso correto do veículo e do orçamento em combustível;
  • Auxilia na identificação de possíveis fraudes;
  • Maior controle e segurança sobre a frota;
  • Redução de perda financeira e
  • Aproximação entre a gestão do combustível e a telemetria.

A Ticket Log integra mais de 70 empresas de telemetria! Mais inteligência? Controla Telemetria, fácil integração e muitas vantagens! Baixe nosso material para saber mais detalhes

Conclusão

E na sua empresa? Como está a relação com o uso da tecnologia consciente

Você identifica quais recursos podem ser implantados ou melhorados para aumentar a eficiência e a segurança do negócio? 🙂

Compartilhe sua opinião nos comentários e continue ligado nas principais informações e macrotendências do novo natural aqui na Ticket Log!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *