Descubra aqui qual o melhor momento para pensar na renovação da frota!

Como saber o melhor momento para renovação da frota

11 de novembro de 2021 por Ticket Log em Manutenção de Frotas
Voltar

Realizar a renovação da frota é uma tarefa que pode ser essencial para a produtividade. Entretanto, para tomar essa decisão, é preciso uma boa análise e pensar no que é melhor para os colaboradores e para a frota em geral.

O que pode ser usado como parâmetro para a renovação de frota? Como ter acesso e controlar esses dados? Descubra tudo isso aqui, acompanhe nosso artigo e saiba qual o momento ideal para melhorar a eficiência da sua frota!

O que ficar de olho?

As frotas são formadas por um conjunto de veículos utilizados para a realização de atividades da empresa. Por exemplo, para entrega de produtos, transporte de colaboradores, entre outras finalidades.

Sendo assim, os veículos são essenciais no dia a dia das empresas e, quanto mais usado, maior o seu desgaste. Então, o gestor das frotas precisa estar de olho em todos os indicadores para calcular qual o momento da renovação dos veículos. Confira o que precisa ser analisado:

Número de manutenções

Uma informação importante no momento de analisar a renovação da frota é quanto às manutenções. O gestor precisa ter um controle relacionado aos tipos de manutenção, sendo eles:

  • manutenção preventiva: tipo de manutenção que serve para prevenir possíveis problemas;
  • manutenção preditiva: ela antecipa qualquer tipo de acidente, com uma boa vistoria e verificação dos equipamentos;
  • manutenção corretiva: esse tipo de manutenção não é planejado, gastando mais recursos para realizar os reparos.

Sabendo quais foram os tipos de manutenção que ocorreram com os veículos, fica mais simples mensurar os carros que estão dando problema. Assim, o gestor consegue tomar decisões mais certeiras na hora da renovação.

Quilometragem

Mesmo que as manutenções preventivas ajudem a preservar o motor e engrenagens dos veículos, a quilometragem é um dos sinais mais importantes para se levar em conta na hora da renovação da frota.

Digamos que você, como gestor, queira renovar a sua frota. No primeiro momento, a melhor alternativa para custear essas mudanças será a venda dos veículos antigos para a compra de novos.

Entretanto, aqueles modelos com maior quilometragem tem um valor de mercado bem menor. O que não é bom para a renovação da frota. A prática mais recomendada é não permitir que os veículos cheguem a quilometragens altas, revendendo e renovando os carros antes desse momento.

Tecnologia dos veículos

Anualmente, as montadoras equipam veículos com tecnologias incríveis para o auxílio do dia a dia dos condutores. Alguns carros possuem:

  • Sistemas mais modernos;
  • Indicadores voltados com a performance;
  • Sistema de economia no consumo de combustível;
  • Melhores dispositivos de segurança;
  • Preocupação com a sustentabilidade, entre outros.

Com a renovação da frota, um veículo mais tecnológico com certeza será proveitoso para a eficiência dos afazeres como um todo. Ele também ajuda a diminuir custos de manutenção e ajuda a empresa a adotar práticas mais sustentáveis.

Como controlar todos esses dados?

Esses indicadores são essenciais no momento de escolha da nova frota para a renovação. Para centralizar todas as informações e ajudar a gestão, a Ticket Log pode te ajudar de forma simples e prática!

Com a solução de gestão de manutenção de frotas você tem:

  • Mais controle e segurança;
  • Redução de custos;
  • Uma rede de oficinas qualificada;
  • Controle do ciclo de manutenção, e vários benefícios.

Venha ter o controle da sua frota e saber qual o melhor momento para a renovação com a Ticket Log!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *