Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Como saber quando é o momento de trocar os veículos da empresa

17 de março de 2020 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Veículos estacionados em fila

Você que está envolvido na gestão de frotas da empresa sabe que, de tempos em tempos, é preciso trocar os veículos para garantir a qualidade e a segurança nos carros e também a economia com combustível e manutenções.

Mas, como saber quando é o momento de trocar os carros da empresa? Selecionamos algumas dicas para te ajudar a decidir se a troca é necessária, olha só:

Compare o valor de compra com o custo de manutenção

Esse é um dos principais fatores a se considerar para decidir se vale a pena ou não trocar os veículos da empresa.

A tendência do carro após muitos quilômetros rodados é ficar desgastado e, naturalmente, precisar de cada vez mais manutenções. Assim, avaliando o tempo de uso dos seus veículos, você precisa comparar o custo de manutenção ao custo de adquirir modelos novos.

Nesse cálculo, considere gastos com troca de peças, revisões, manutenções preventivas e corretivas no decorrer de 12 meses. Se o valor total da manutenção for superior a 10% do valor de venda do veículo, vale a pena investir na troca!

O que mais eu posso considerar no controle de gastos de empresas com frotas?

Pesquise modelos mais econômicos

Ainda está em dúvida se é o momento de trocar os veículos da empresa? Tal qual o custo de manutenção, bote na ponta do lápis o gasto que você tem atualmente para abastecer seus carros e faça um comparativo.

Hoje em dia, as montadoras estão apostando em modelos cada vez mais econômicos para ganhar a preferência dos consumidores.

No fim das contas, isso se torna um grande atrativo para os gestores de frotas — afinal, nesse tipo de negócio, os veículos andam longas distâncias e têm um gasto enorme com gasolina!

Por isso, compare o rendimento dos seus veículos ao das outras opções no mercado, observe o preço da gasolina e adicione esses fatores no cálculo antes de decidir se vale a pena trocar seus carros.

Quer saber como economizar combustível em sua frota? Veja 5 dicas!

Fique atento à manutenção e reposição de peças

Alguns modelos e marcas de carro são especialmente mais complicados na hora de fazer a manutenção e reposição de peças — seja por que é difícil encontrá-las para venda, por conta do preço alto ou pela escassez de profissionais capacitados para fazer o serviço.

Além disso, se os carros da sua frota demandam manutenção ou conserto com muita frequência, é um indicador de que é a hora de fazer a troca.

Analise a demanda e a taxa de ocupação da frota

Outro ponto importante a se considerar é a taxa de ocupação da frota. Afinal, manter veículos que ficam a maior parte do tempo ocioso acaba se tornando uma despesa desnecessária para a empresa.

Assim, você pode perceber que a demanda da sua empresa mudou e que o número ou a capacidade dos seus veículos não são o suficiente.

Para que você possa manter esse controle facilmente, é importante ter um bom sistema de frotas para gerenciamento.

Use dados (Big Data) para análise preditiva

Outra forma de saber quando é o momento de trocar os veículos da empresa é fazer uso de soluções de Big Data, utilizando informações que ajudem a criar uma análise preditiva através de dados gerados nas gestões de frotas.

Esses sistemas são um apanhado de informações provenientes de diversas fontes referentes a frotas. Por exemplo, dados dos veículos, empresas relacionadas ao segmento, sistemas de gestão, entre outros.

Inclusive, nós estamos desenvolvendo essa solução para nossos clientes. Aguardem!

Melhor gestão da sua frota com Ticket Fleet

Acompanhar todos esses dados para decidir quando trocar os veículos da empresa pode te deixar um pouco confuso — afinal, o uso da frota é dinâmico e são muitos os fatores a se considerar.

Uma solução para acompanhar dados referentes a frotas é a Ticket Fleet, uma plataforma (com aplicativo) para gestores de frotas acompanharem o desempenho individual de cada veículo e da frota como um todo.

Veja porque deixar a sua gestão de frotas com a Ticket Fleet! 🙂

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *