O Sustainable Brands é um grande movimento de empresas interessadas em utilizar a sustentabilidade em seu mais puro conceito, nos âmbitos Econômico, Social e Ambiental, como driver da inovação. Tem 11 anos de história no mundo e 5 aqui no Brasil, reunindo mais de 350 mil profissionais de diversos setores com um grande objetivo: transformar os padrões de qualidade de vida que conhecemos hoje.
Este ano realizado pela primeira vez em São Paulo, o evento trouxe um novo ciclo de conferências. Com dois dias de interações em arenas temáticas, propôs a discussão, a troca de opiniões, a geração de conteúdo e a cocriação como formas de incentivar pessoas e marcas a agirem em prol de uma vida melhor para todos.
A responsabilidade social, presente na cultura da Ticket Log e representada através do movimento Sou Mobilidade, endossa a sua natural participação no Sustainable Brands. Representando a Arena Good Mobility e contando com participantes de renome, a Ticket Log ofereceu ao público painéis sobre Mobilidade Inteligente durante o segundo dia de evento.
Propor uma discussão para a temática da mobilidade no Sustainable Brands SP, é dar espaço para a diversidade do tema. Sendo assim, a Arena Good Mobility recebeu quatro momentos de conteúdo, em que cada convidado expôs suas reflexões na medida que eram provocados pelo outro e pela plateia.
A abertura foi conduzida pelo Diretor de Estratégia e Marketing da Ticket Log, Maximiliano Fernandes. Exclusivamente organizado para clientes e convidados especiais, o momento foi marcado pelo lançamento da nova funcionalidade da solução Ticket Car, o Log&Go, que engloba o universo da mobilidade através da integração de diferentes modais e serviços, e vai de encontro ao posicionamento da empresa de buscar alternativas inteligentes para os desafios da mobilidade.
Após, o local foi aberto ao público e os painéis iniciaram com a participação de todos os interessados. Conheça os temas abordados e os profissionais convidados:
Mobilidade sistêmica: um olhar expandido
“Mobilidade é garantir ir e vir com acesso”. André Lopes, Ben & Jerry’s
O pensamento de mobilidade precisa acessar outras dimensões de reflexão. Pensar sobre as necessidades das pessoas para elaborar o sentido de mobilidade parece ser um caminho que nos leva para ampliações importantes. O que realmente precisamos para dar conta dos desafios que envolvem a questão da mobilidade?
Convidados: André Lopes (Ben & Jerry’s), Guilherme Gambier Ortenblad (Instituto A cidade precisa de você) e Paulo Takito (Urban Systems).
Assista o painel na íntegra:
Muitas mobilidades: a perspectiva muda conforme os modais
Palavras de ordem como otimização de tempo, redução de custos, corrida tecnológica, fontes renováveis e pegada ambiental parecem sustentar o entendimento dos modais. Existe uma alternativa mais inteligente diante de tantas vontades sobrepostas?
Convidados: Adriano Caputo (BYD), Cadu Ronca (Instituto Aromeiazero), Fernando Zingler (IPTC – Instituto Paulista de Transporte de Carga), Marcos Souza (Mobilize Brasil), Ricky Ribeiro (em vídeo) e Andrew Oliveira (Corrida Amiga), e Neila Custódio (Metrô de SP).
Assista o painel na íntegra:
Novas tecnologias, alternativas e mercado
O impacto das tecnologias nos rumos da mobilidade e como o mercado vem lidando com estas possibilidades de inovação. Soluções diversas que envolvem aplicativos, sistemas, sensores nas diferentes realidades de mercado. Das startups às multinacionais, a corrida tecnológica parece não parar de produzir efeitos em nossas vidas.
Convidados: Carolina Rivas (TemBici), Flávio Tavares (Golsat), Leonardo Libordio (Bynd), Max Fernandes (Ticket Log), Natalia (Itaú) e Tomas Martins (TemBici).
Assista o painel na íntegra:
Cocriação do Painel “A mobilidade e eu”
O jornalista Mauro Caliari apresentou drops de conteúdo e convidou os participantes para a construção em conjunto de um grande painel que nos insere enquanto pessoas na questão da mobilidade.
5 Tendências em mobilidade:
1. Tecnologia como indutora da transformação
2. Estimulo à mobilidade ativa (bicicleta, caminhadas) = reconexão com a cidade
3. Resgate dos espaços públicos
4. Transportes públicos como indutor da transformação
5. Volta da regionalização = vida local
Assista o painel na íntegra:
Para assistir os painéis diretamente do nosso canal do Youtube, clique aqui.
Você também pode conferir as fotos do evento, aqui.
—
O desejo de mobilidade é o carro? O carro é o vilão, ou problema está em como o usamos? A forma com que nos locomovemos é uma questão cultural. Antes de optarmos por um meio sustentável, sempre decidiremos pela facilidade e praticidade. Portanto, para solucionar os problemas da mobilidade é necessário unir forças: depende do esforço público, privado e do próprio indivíduo. A mobilidade ativa é um caminho importante para a mudança. Mobilize-se!
Este é um debate longo e muitas das alternativas parecem, infelizmente, utópicas. Ainda assim, ao mesmo tempo em que a tecnologia traz soluções que mudam a maneira com a qual vivemos e convivemos, há uma tendência de resgate e valorização das pequenas coisas do dia-a-dia, uma mudança cultural que sugere um caminho de preocupações, de respeito com o outro e com o ambiente e, quem sabe, de evolução neste importante assunto que é a mobilidade.
“Precisamos desenvolver uma cidade das pessoas, pois antes de motoristas, somos pessoas!”
Com o compromisso de transformar a maneira de gerir despesas e pensar a mobilidade de forma mais inteligente, a Ticket Log oferece soluções que atendem integralmente às diversas necessidades de empresas de todos os portes, oportunizando a modernização de seus negócios, a simplificação da rotina de trabalho e a sustentação dos resultados.
Para a transformação coletiva, as ações individuais são fundamentais. A mudança só é possível com a ajuda de todos. Por isso, queremos convidá-lo a mudar com a gente. Queremos ouvir as suas ideias para a mobilidade da cidade e, quem sabe, compartilhar alguns aprendizados e experiências. Participe!