Conheça nossas ações de prevenção ao meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente: nossa atuação nas mudanças climáticas

4 de junho de 2021 por Ticket Log em Mobilidade
Voltar

Comemorado no dia 05 de junho desde que foi instituído pelas Organização das Nações Unidas em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo chamar atenção de todas as esferas da sociedade para a importância dos problemas ambientais e conscientizar em relação à preservação dos recursos naturais.

Mudanças Climáticas – a principal preocupação da próxima década

Em 2021, o Fórum Econômico Mundial elencou as maiores ameaças para a economia global da próxima década, em sua ordem de importância:

  1. Eventos climáticos extremos;
  2. Falha no combate às mudanças climáticas;
  3. Destruição do meio ambiente.

As mudanças climáticas, em sua grande maioria, ocorrem devido à queima de combustíveis fósseis e o setor de transporte é um dos maiores responsáveis, contando com 25% das emissões de gases do efeito estufa (GEE) no mundo. Tendo isso em mente, é de extrema importância diminuirmos as emissões de carbono, para limitar o aquecimento global a 1,5ºC em comparação com os níveis pré-industriais.

O setor de transportes e seu potencial de redução

Todos os dias, pessoas e mercadorias se movimentam de um ponto ao outro tranquilamente, porém essa simples ação tem um alto custo ambiental devido ao lançamento de carbono na atmosfera. Isso mostra que o setor de transporte é a fonte de GEE que mais cresce no mundo, mas que também é a que tem maior potencial de redução, até 80%.

Existem várias oportunidades que podem ser exploradas para ajudar o meio ambiente e a descarbonização é uma delas. Algumas práticas para se fazer isso são: usar biocombustíveis, aderir a plataformas alternativas de transporte, veículos compartilhados, planejamento urbano e o uso da tecnologia para evitar que veículos de carga rodem vazios.

Qual a importância da data para nós?

O Dia Mundial do Meio Ambiente está alinhado à Estratégia Global de Sustentabilidade, o Ideal, que é dividido em 3 pilares:

  • Pessoas: Melhorar a qualidade de vida;
  • Planeta: Preservar o meio ambiente​;
  • Progresso: Criar valor com responsabilidade​.

Conheça os compromissos que a Edenred assume dentro destes pilares que se conectam com o meio ambiente:

  • Pilar Pessoas: Promover o bem-estar através da alimentação saudável com sua meta de até 2030, sensibilizar 85% de seus estabelecimentos e usuários em prol de uma alimentação nutritiva e com aproveitamento integral de alimentos;
  • Pilar Planeta: Reduzir sua pegada de carbono, o consumo de energia e recursos naturais; e a geração de resíduos com a meta de até 2030 de 52% de redução das emissões, em comparação a 2013. Além disso, desenvolver serviços ecologicamente corretos para a mobilidade e o desperdício de alimentos, com um serviço por país e gerenciar os impactos de suas soluções durante seu ciclo de vida com 70% das soluções eco-designed e recicláveis.

O que a Edenred Brasil tem feito?

As marcas Edenred – Ticket, Ticket Log, Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas – têm se comprometido no combate às mudanças climáticas em prol do meio ambiente com a gestão e publicação do Inventário de Gases de Efeito Estufa, além da compensação de 100% de suas emissões por meio da Plataforma Compense, solução oferecida pela Ticket Log para neutralização de gases de efeito estufa e que apoia com a mitigação das emissões de carbono de sua operação.

A Ticket e Ticket Log também possuem a Certificação ISO 14001, que garante a integridade de seus processos e atendimento às responsabilidades ambientais.

Ainda, a Ticket Log é membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e integra a Câmara Temática de Energia e Mudanças Climáticas, tendo recentemente se posicionado ao lado de CEOs de mais de 30 empresas em busca da neutralidade climática do país.

O que a Ticket Log tem feito para o mercado?

A Ticket Log oferece soluções que vão ao encontro das necessidades mais atuais de seus clientes, construindo negócios perenes, responsáveis e sustentáveis. Ela conta com uma visão que busca ajudar a mudar o meio ambiente e o mundo, que está presente em suas soluções e produtos. Conheça mais sobre eles abaixo:

  • Compense: A Plataforma Compense é um portal de compra e venda de créditos de carbono lançado em 2018 pela Ticket Log. Nela, os clientes são incentivados a compensar o GEE de sua frota ou até mesmo de outras fontes de emissão de seu inventário;
  • Crédito de Carbono: Pioneiro no mercado, o Programa Crédito de Carbono é certificado pela VCS (Verified Carbon Standard) como a única iniciativa para geração de créditos de carbono através do abastecimento de veículos no Brasil. Seu objetivo é fazer com que os clientes se comprometam a trocar o uso do combustível fóssil por renovável em suas frotas flex. Ajudando na meta de alcançar 95% de abastecimentos com etanol, as empresas geram créditos de carbono no mercado voluntário e contribuem para a redução expressiva das emissões de carbono;
  • Manutenção: Com esta solução de manutenção você consegue automatizar revisões preventivas dos veículos, contribuindo para a redução da emissão de poluentes e riscos;
  • Direção Eficiente: Plataforma de E-learning desenvolvida em parceria com a CEPA Mobility Care para treinamento de condutores, com foco em comportamento, inteligência emocional para conscientização e redução do impacto ambiental.
  • Ticket Fleet: Com o controle e gestão do abastecimento, a Ticket Fleet permite o acompanhamento da performance de cada veículo e motorista, ajudando a escolher um combustível mais eficiente e econômico;
  • Ticket Car: Através de diversos parceiros de mobilidade, o usuário do Ticket Car tem a liberdade de escolher modais mais sustentáveis para seu deslocamento, como bicicleta, patinete, carona, transporte público, entre outros.

O que você pode fazer no dia a dia para contribuir?

Você também pode adotar alguns hábitos mais sustentáveis e contribuir com o meio ambiente, por exemplo, comprando menos e planejando mais. Você pode utilizar listas de compras, preparar a comida na quantidade correta, reaproveitar tudo em novas receitas e realizar a compostagem de seus resíduos orgânicos e separar o lixo para a coleta de recicláveis.

Algumas outras práticas como usar o ar-condicionado, em casa ou no escritório, na temperatura de 23°C, pois cada grau a menos aumenta em 7% o consumo de energia elétrica.

Já no seu deslocamento procure andar com os pneus do carro calibrados e realize a manutenção preventiva corretamente e em dia. Dessa forma, o automóvel irá consumir menos combustível e emitir menos poluentes.

Pesquise por preços de combustíveis e saiba qual o mais econômico. Não se esqueça de planejar o seu trajeto, pois nem sempre o caminho mais curto é a melhor opção. Às vezes um caminho mais longo, porém sem trânsito, pode ser mais rápido e econômico.

Quer saber mais sobre o assunto e como ajudar o meio ambiente?

Documentários:

Seremos História? – Disney+

Oceanos de Plástico – Netflix

Dicas para economia de combustível:

Como economizar combustível em sua frota

Dicas para consumir do comércio local:

Já parou para pensar como você pode ajudar a valorizar a cultura local?

Receitas para reaproveitamento de alimentos:

Livro digital “Isto não é (apenas) um livro de receitas” – traz uma série de receitas e mostra como o que comemos muda o mundo.

15 receitas com cascas e talos de frutas, legumes e verduras

10 receitas para reaproveitar sobras de comida na geladeira

0
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *