Inventário de emissões da frota! Fechar

Inventário de emissões da frota!

Converse com um especialista

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Contato solicitado com sucesso!

Voltar

Inventário de Emissões: sua empresa já aderiu a essa cultura?

23 de setembro de 2019 por Ticket Log em Mobilidade
Gestão de Empresas - Área de Sustentabilidade

Transparência e comprometimento com o meio ambiente e com a sociedade. O Inventário de Emissões, além de ser um mapeamento para gestão dos gases de efeito estufa (GEE), representa um posicionamento de negócio.

Consumidores estão cada vez mais preocupados e demandando que as empresas atrelem lucro à propósito, melhorando as condições econômicas, sociais e ambientais das comunidades onde operam.

Entre os temas latentes, as mudanças climáticas e gases de efeito estufa – GEE têm se destacado e aparecido em nosso dia a dia, seja por meio de discussões, notícias, eventos, regulações ou pesquisas.

Continue lendo e entenda um pouco mais porque estes assuntos são destaque na mídia e o que as empresas podem fazer sobre o tema.

Boa leitura! 


Momento histórico para o Clima

Estamos vivendo em 2019 um momento muito importante e histórico, pois o ano será marcado pela Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, também conhecida como COP 25, que será sediada no Chile em Dezembro. Entre os temas mais esperados está a discussão de pontos fundamentais e, ainda em aberto, relacionados a implementação do Acordo de Paris, o qual falaremos mais a seguir. Também, no Brasil, o desmatamento e queimadas da Floresta Amazônica nunca foram tão abordadas em todo o mundo, aquecendo ainda mais as discussões.

 

O Acordo de Paris e a COP

O Acordo de Paris assinado na COP21, em Paris, no ano de 2015, é considerado o tratado internacional mais importante na luta contra as mudanças climáticas e contou com a adesão de 195 países (responsáveis por mais de 90% das emissões dos gases de efeito estufa na Terra).

Ele tem como objetivo desenvolver instrumentos e compromissos para manter o aumento da temperatura global abaixo de 2°C, com a ambição de que esta não ultrapasse os 1,5°C.

Pequenas ações, grandes resultados

Mobilidade - Pequenas ações, grandes resultados

O primeiro passo que cabe a todos os cidadãos é buscar reduzir as emissões de GEE de suas atividades diárias. Já ouviu aquela dica, apague a luz ao sair? É por aí, que começamos a criar uma consciência de que as emissões de GEE permeiam a nossa vida e que precisamos estar atentos para realizar melhores escolhas. É muito importante também o envolvimento da sociedade, organizações públicas e privadas nas discussões de políticas públicas.

Algumas ações que você pode inserir na sua rotina, seja em casa ou no trabalho:

  • Sempre que possível se desloque caminhando ou de bicicleta, e dê preferência para o uso de transporte público ou caronas compartilhadas;
  • No abastecimento de veículos, opte por combustíveis de fontes renováveis, como o etanol;
  • Ao comprar ou locar um veículo, fique atento as avaliações sobre a eficiência do modelo escolhido;
  • Dirija de forma consciente, com programação de tempo para chegada, evitando acelerações bruscas e mantendo uma velocidade constante;
  • Realize a manutenção periódica do veículo e calibre os pneus conforme orientações do fabricante.

 

O Papel do Inventário de Emissões de GEE

Através dos inventários, as emissões das empresas são quantificadas, possibilitando a sua gestão.
A Ticket Log, para reforçar seu compromisso e levar o discurso à prática, elabora o Inventário de Emissões de GEE na metodologia do GHG Protocol desde 2010 e o torna público através do Registro Público de Emissões. Ele é auditado externamente pelo Inmetro e, em função dessa auditoria, recebemos novamente a certificação Selo Ouro no GHG.

Soluções para gestão das emissões da frota

Da mesma forma que a Ticket Log engaja-se internamente na busca pela redução das emissões, a Ticket Log também disponibiliza aos seus clientes soluções que permitem gerenciar melhor as emissões das suas frotas.

Inventário de Emissões de GEE

Indicador de Emissões

A Ticket Log disponibiliza indicadores e relatórios de emissões das frotas para 100% de seus clientes da solução Ticket Fleet e sem custos adicionais, contribuindo para a análise e gestão de suas emissões. As informações são disponibilizadas em um painel online para ser consultado em tempo real.

Programa Crédito de Carbono

Com o Programa Crédito de Carbono, certificado pela VCS (Verified Carbon Standard), os clientes se comprometem com a troca do uso do combustível fóssil pelo renovável em suas frotas flex. Cumprindo com a meta de alcançar o mínimo de 95% de etanol no mix de abastecimento, os clientes geram créditos de carbono no mercado voluntário e contribuem para a redução expressiva de suas emissões ligadas à frota.

Ao longo destes 7 anos, já foram gerados mais de 34 mil créditos de carbono, que representam a redução de 34 mil toneladas de carbono na atmosfera.

Plataforma Compense

Mais recentemente, em 2018, a Ticket Log lançou a Plataforma Compense, um portal de compra e venda de créditos de carbono. Com a Plataforma, a Ticket Log incentiva seus clientes a fazerem ações de compensação de emissões de sua frota ou até mesmo de outras fontes de emissão de seu inventário.

Até o momento, foram mais de 6 mil toneladas de emissões já compensadas pela Plataforma Compense.

Conclusão

Gestão de Empresas - Área de Sustentabilidade

Sabemos o quão importante é cuidar do espaço onde se vive, e incluir ações conscientes na rotina e cultura da empresa é fundamental. O tempo está passando e precisamos hoje agir para o futuro das próximas gerações. Isso é um fato!

Pensando nisso, a Ticket Log quer incentivar você a transformar o mundo de forma coletiva e sustentável. Como parceira e engajada neste desafio frente às mudanças climáticas, reduzindo os impactos ambientais, econômicos e sociais.

Vamos começar a pensar de forma mais sustentável? Conte com a gente!

 
Este artigo foi escrito pela Área de Sustentabilidade da Edenred e Produtos da Ticket Log.
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *