Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Como integrar equipes de trabalho no processo de fusão

16 de janeiro de 2018 por Ticket Log em Gestão Empresarial
como integrar equipes de trabalho

O que leva uma empresa a se unir com outra? Crescimento? Inovação? A resposta varia conforme cada estratégia e cada modelo de negócio. Mas sabemos que formar uma nova marca, mantendo o mesmo patamar de qualidade, exige um trabalho árduo. E que uma aliança só pode dar certo quando as pessoas que fazem parte dessas empresas estão engajadas para o sucesso e o desempenho da iniciativa.

Em maio de 2016, o grupo francês Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes, com o ativos Ticket Car e Repom, e a Embratec, referência nacional em soluções para gestão de frotas, com a Ecofrotas e a Expers, criaram a Ticket Log, por meio de uma joint venture.

Este movimento deu origem a um novo player do setor de gestão de despesas corporativas, especializado em controle de combustível, gestão de frotas leves e pesadas, e manutenção de veículos.

Ticket Log inicia operação com 20% de participação no mercado de gestão de frotas

A marca já nasceu, na época, com uma participação de 20% no mercado de cartão de abastecimento, 27 mil clientes, um milhão de veículos administrados, 24.500 postos credenciados e 58% da rede nacional.

Números sólidos e positivos, mas que impuseram um desafio dobrado: como prosseguir para que esse alto patamar não fosse ao mesmo tempo uma barreira para o crescimento sustentável do negócio? E como integrar equipes de trabalho de duas organizações?

Segundo um estudo realizado pela Deloitte com 87 executivos brasileiros envolvidos em fusões e aquisições no Brasil, entre 2012 e 2015, os fatores para o sucesso da integração do público interno incluem a necessidade de foco em um programa de gestão de mudanças, alinhamento cultural entre as empresas e seleção rigorosa do líder de integração e sua equipe.

A Ticket Log focou sua atenção na cultura organizacional e seus diferentes valores, unificando as particularidades da Embratec, uma empresa familiar do Rio Grande do Sul, com a experiência e visão global da Ticket, possibilitando a condução do processo com o respeito necessário para conquistar a sinergia entre as equipes de trabalho.

Respeito e preparo foram fundamentais para integrar equipes de trabalho da Ticket e Embratec

Dentro de um processo de fusão, é preciso ter cuidado para não passar um sentimento de perda para nenhuma das partes, evitando que a nova unidade do negócio comece com uma estrutura abalada.

A demora na definição da nova estrutura causa insegurança e desmotivação. Já a falta de preparo das lideranças e das equipes de integração dificulta a comunicação e faz com que a mensagem seja distorcida.

Para minimizar essas questões, foi feito um levantamento detalhado das soluções e processos internos, a fim de aproveitar o que havia de melhor nas duas empresas.

Também foi criado um comitê de gestão com cinco integrantes da Edenred e cinco da Embratec para promover uma integração tranquila, com autonomia e orientadas para o que seria mais vantajoso para a Ticket Log.

Estabeleceu-se um política de governança e uma estrutura de poder, para garantir uma equipe de trabalho preparada e dedicada ao processo de integração, que contribuísse para o engajamento e a valorização dos profissionais da nova empresa.

Durante a transição, a gestão compartilhada de conhecimentos ofereceu novas oportunidades na carreira para muitos profissionais. Com a retenção e a valorização dos talentos, foi possível integrar as equipes de trabalho de maneira mais sólida, consolidando uma cultura diferenciada dentro da Ticket Log.

O resultado: soluções inovadoras para a gestão de frotas

Uma ação importante, do ponto de vista externo, foi a adoção de uma plataforma tecnológica para a marca Ticket Log que visasse o interesse do cliente.

O processo de atualização sistêmica foi gradual e realizado em ondas, buscando uma migração sem interrupções, que garantisse a continuidade dos serviços prestados. Ao longo de 2016, foram mais de 13 mil horas de desenvolvimento do sistema, o que corresponde ao desenvolvimento de um novo produto!

Como resultado desses esforços – o interno, para integrar equipes de trabalho; e o externo, visando a qualidade e a satisfação dos clientes, usuários e rede -, o mercado conta, hoje, com tecnologia de ponta, a maior rede credenciada do País e soluções inovadoras em pagamento de combustível, controle de abastecimento e veículos, gestão de frotas pesadas, controle de manutenção para frotas de todos os tamanhos e outros serviços de valor agregado, que complementam as soluções para uma oferta integrada que visa controle, redução de despesas, otimização de tempo e recursos, e segurança.

Sobre o autor: José Ricardo Amaro vem atuando como Diretor de Recursos Humanos há mais de 15 anos e atualmente é Diretor de RH da Edenred, multinacional francesa que no Brasil contempla a empresa Ticket Serviços, pioneira e líder de cartões de benefícios aos trabalhadores. Formado em Administração de empresas pela FAAP e com cursos de extensão na Inglaterra, EUA e Holanda, iniciou sua carreira como trainee de auditoria na Price Waterhouse.

Os comentários estão desativados.