Aprenda aqui como a gestão de frotas para micro e pequenas empresas pode ajudar o seu desenolvimento

Como fazer gestão de frotas em micro e pequenas empresas?

16 de junho de 2021 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Voltar

Se você é pequeno empreendedor, sabe que é preciso muita disciplina para fechar as contas no fim do mês no azul. Ainda mais se você está competindo com as grandes empresas que possuem recursos maiores.

É preciso saber administrar sabiamente, principalmente se você faz uso de algum tipo de frota para prestar serviços ou exercer suas funções. Veículos, em geral, são fontes de despesas e imprevistos que podem atrasar a produtividade.

Tendo essas questões em mente, é muito importante que você pense em começar a implantar um sistema de gestão de frotas inteligente. Continue lendo para saber como fazer isso.

O que é a gestão de frotas?

Se a empresa precisa lidar com motoristas, veículos, distribuição e viagens, a gestão de frotas é importante e não existe um número mínimo de veículos para essa implantação. Por isso, fique tranquilo que essa será uma ótima solução para qualquer empresa, não importa o seu tamanho, afinal trata-se de contar com informações certas para administrar os veículos da melhor forma possível.

O objetivo desse tipo de administração é organizar, aperfeiçoar e acompanhar as despesas e atividades da frota, que pode ser composta por apenas um carro para o setor de vendas visitar clientes ou uma moto para fazer entregas mais rápidas, por exemplo.

Além, é claro, de estar responsável por questões como o aumento da produtividade, redução de custos, apresentação e imagem da empresa e empenho dos profissionais que utilizam os veículos.

Algumas outras vantagens adquiridas com uma gestão de frotas eficiente são:

  • Economia de dinheiro;
  • Resolver problemas com agilidade;
  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Aproveitar todo o potencial da frota.

Como fazer a gestão de frotas em micro e pequenas empresas?

É essencial para as empresas que desejam controlar seu processo operacional ter organização de entradas e saídas de veículos, além do custo com manutenção e combustível, entre outros cuidados. Para realizar essas tarefas é recomendado ter uma pessoa responsável por esse setor.

O profissional responsável pode ter diferentes profissões, mas o que determina sua eficiência é o conhecimento e experiência no setor e a busca constante por capacitação na área de gestão de frotas.

O próximo passo agora é fazer uma análise detalhada dos processos e gastos relacionados aos veículos da empresa e montar um plano de ação em cima destas informações. Aqui vão algumas dicas do que você pode fazer:

  • Invista no treinamento dos condutores;
  • Estabeleça metas;
  • Tenha um relatório dos gastos mensais, como a média de consumo de combustível e custos com a manutenção;
  • Otimize as rotas;
  • Conte com empresas especializadas em abastecimento e gestão de frotas.

Com todas essas informações em mãos fica mais fácil melhorar os resultados do negócio e fazer uma boa gestão de frotas.

Onde conseguir o apoio que preciso?

A Ticket Log é uma empresa especializada em soluções para frotas e oferece um sistema de gestão acessível para pequenas empresas que possuem frotas menores e procuram por formas de economizar no consumo de combustível e manutenção.

Ela desenvolveu diversas soluções que ajudam nas tarefas diárias do gestor, como a parte fiscal, por exemplo. Sendo uma excelente alternativa para economizar recursos e garantir transparência no processo.

Uma boa gestão de frotas não depende do tamanho de sua empresa, existem soluções para isso estão disponíveis para qualquer um que possua frota corporativa, não importando o tamanho do negócio ou da frota.

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando nosso blog para receber mais novidades!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *