Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Multa por falta de exame toxicológico: tudo que você precisa saber

28 de setembro de 2021 por Ticket Log em Mobilidade
Descubra as mudanças na lei do exame toxicológico

Desde junho de 2021, motoristas com CNH das categorias C, D e E podem ser multados caso não realizem o exame toxicológico dentro do prazo estabelecido pelo Contran. Atualmente, o valor dessa multa é de R$ 1.467,35 e pode impactar mais de dez milhões de motoristas profissionais.

Continue a leitura desse artigo para entender melhor sobre essa nova regra e saber como se manter atualizado para evitar multas. Acompanhe!

Lei 14.071

A lei 14.071 foi sancionada em outubro de 2020 e trouxe algumas alterações no CTB, Código de Trânsito Brasileiro. As principais alterações são relativas à validade e número de pontos da carteira de habilitação e outras mudanças sobre as penas aplicadas em casos de lesão corporal e homicídio ocasionados por motoristas embriagados.

Uma dessas alterações é sobre o exame toxicológico e a sua obrigatoriedade. A partir do dia 1 de julho de 2021 é obrigatório realizar esse exame para renovação e alteração das categorias C, D e E.

Condutores de veículos de carga, transporte de passageiros e veículos com unidade acoplada e com idade inferior a 70 anos, precisam renovar os seus exames toxicológicos a cada 2 anos e meio. Esse prazo precisa ser cumprido, independente da validade da CNH.

Aqueles que não realizarem novos exames dentro do período, serão multados em um valor de R$ 1.467,35 e serão punidos com suspensão do direito de dirigir por três meses, perda de sete pontos na carteira e a liberação para assumir o volante só poderá ser autorizada após a realização de um novo exame toxicológico com o resultado negativo.

Como realizar o exame toxicológico

Os motoristas das categorias C, D e E devem procurar um posto de coleta laboratorial vinculado a qualquer laboratório que possua a credencial do Denatran. O exame toxicológico é um dos procedimentos que detecta o uso de drogas presente no corpo nos últimos 90 dias, contando a partir da data que a amostra foi coletada.

O exame é feito pela coleta de cabelo ou pelos. Esse material é analisado para procurar substâncias ilícitas e, para realizar o procedimento, não é necessário marcar horário. Todo o processo é simples e rápido.

Como fazer a gestão de multas da minha frota?

Infelizmente, as multas são bastante comuns, mas é importante estar de olho em todos os seus colaboradores para evitar esse tipo de situação. A multa pela ausência do resultado do exame toxicológico é considerada uma infração gravíssima e pode prejudicar diretamente a sua frota.

Aqui na Ticket Log, você encontra as soluções: Ticket Car, Ticket Fleet e Ticket Cargo. Dentro da nossa plataforma Sou Log+, é possível fazer a gestão de frotas, controlar todos os gastos relacionados a multas, combustível e ainda receber diversos dados relativos a sua gestão.

Essa é uma forma ainda mais intuitiva para você melhorar toda a produtividade da sua frota e otimizar processos.

Conte com a Ticket Log para te ajudar em todos os momentos do seu dia, sempre de um jeito simples, fácil e direto na palma da mão!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *