Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Como economizar combustível em sua frota

20 de janeiro de 2020 por Ticket Log em Abastecimento
Mulher fazendo cálculo de combustível

Prezar a economia de combustível é uma das tarefas mais importantes na rotina de um gestor de frotas. Isso porque, em um panorama onde os preços só sobem, é fundamental ter um planejamento financeiro eficiente, que conte com determinações práticas e estratégicas para otimizar o orçamento ao máximo.

Entretanto, tenha em mente que, para que haja plena economia de combustível, é preciso um acordo mútuo entre o gestor de frotas e os condutores. O alinhamento de objetivos é essencial para que tudo siga dentro dos conformes, trazendo benefícios para ambos os lados.

Agora que você já sabe um pouco sobre a importância da economia de combustível, vamos te dar algumas dicas práticas para aplicar essa medida tão importante no seu dia a dia. Confere aí!

Evite acelerar e frear bruscamente

Sabemos que o trânsito nas grandes cidades pode ser caótico, causando engarrafamentos que não permitem ao condutor fugir do “arranca e para”. Entretanto, em situações mais tranquilas, é preciso tentar ao máximo manter uma velocidade constante, já que acelerações e freadas abruptas aumentam (e muito!) o consumo de combustível.

Não desça ladeiras em ponto morto

Para muitos, descer ladeiras “na banguela” é justamente uma estratégia para economizar combustível. O problema é que esse hábito não leva em conta a segurança, que sai prejudicada, e ainda não diminui o consumo do veículo.

A injeção eletrônica, que se responsabiliza por mandar gasolina para o motor, corta o fornecimento de combustível quando o acelerador não está sendo usado, mesmo que o carro esteja engatado.

Por isso, com o veículo no ponto morto, o consumo se mantém igualmente estável, e o sistema de freio ainda pode ser sobrecarregado, pois o freio-motor não está em uso. Resultado: nada de economia ou segurança!

Exercite a troca de marchas de maneira correta

Nem muito alto nem muito baixo: o nível de rotações por minuto do motor deve sempre estar sempre compatível com a velocidade do veículo para não forçar a aceleração e aumentar o consumo de combustível. Você pode encontrar o índice ideal para o seu modelo no manual do carro.

Faça o cálculo de combustível

O planejamento financeiro é uma dos processos mais importantes na gestão de frotas, e é aí que entra o cálculo de combustível. Fazendo essa preparação, você pode prever despesas para entender o fluxo de saídas do setor a fundo e economizar onde for possível. Mas não se preocupe: para te ajudar nessa tarefa, organizamos um guia completo sobre cálculo de combustível.

Outras dicas importantes para economizar combustível

Embora tenhamos listado algumas das principais medidas para economizar combustível, também há outras pequenas atitudes que você pode tomar para diminuir o consumo. Olha só:

  • Respeite o limite de velocidade;
  • Se for parar por mais de 10 segundos, desligue o motor;
  • Preste atenção na qualidade do combustível;
  • Substitua os filtros quando necessário;
  • Deixe a manutenção e o alinhamento das rodas sempre em dia;
  • Priorize a aerodinâmica do carro andando de vidros fechados;
  • Não dirija com excesso de peso no veículo;
  • Calibre os pneus com frequência.

Se economizar é sua regra de ouro, você está no caminho certo para otimizar o consumo de combustível da sua frota! E nós estaremos sempre aqui para te ajudar a valorizar o seu tempo e tornar o seu trabalho o mais prazeroso possível. Até a próxima!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *