5 dúvidas mais comuns sobre documentação e multas dos veículos
22 de dezembro de 2020 em Abastecimento
O gestor de frotas deve ficar atento à documentação e ao registro de multas de seus veículos para acompanhar o status da frota e não perder os prazos de pagamentos. Caso contrário, corre o risco de operar em irregularidade.
Entretanto, devido aos diferentes órgãos que cuidam de trâmites relacionados a veículos, frequentemente há confusão sobre onde consultar e como resolver cada processo.
Por isso, no artigo a seguir, a Ticket Log esclarece as 5 dúvidas mais comuns relacionadas à documentação e multas de veículos. Confira!
1 – Como consultar multas de veículos?
É muito simples. Basta acessar o site do Detran referente ao seu estado, clicar no campo de consulta e digitar a placa e o código Renavam do veículo em questão (composto por 11 números).
Lembrando que o Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, uma espécie de identificação que cobre veículos de todo o Brasil, sendo efetuado pela unidade do Detran de cada estado.
Além de consultar multas, é possível puxar todo o histórico do veículo através do código Renavam, o que é útil na hora de verificar se há irregularidades ou pendências com a lei antes de comprar um automóvel seminovo.
Porém, sabemos que o ideal mesmo é evitar a ocorrência de multas, não é? Então conheça nossa plataforma E-learning de treinamento de motoristas para direção eficiente que aborda práticas para prevenir multas, reduzir gastos inesperados e minimizar os impactos ambientais da frota.
2 – Como consultar documento de veículo?
Para consultar a documentação e o status do veículo, o procedimento é igual ao realizado para consulta de multas.
Você deve entrar no site da sua unidade estadual do Detran, procurar a opção “Consulta de veículos” no menu e inserir os dados do automóvel (número da placa e Renavam).
A partir desta consulta, você tem acesso a informações diversas sobre o veículo, como autuações, licenciamento, IPVA, pagamento do seguro DPVAT, pendências e outras restrições financeiras.
3 – Como calcular juros de financiamento de veículos?
O cálculo de juros de financiamento de veículos não é tão simples quanto pode parecer. Muitas pessoas caem no erro de subtrair o preço do pagamento a prazo pelo pagamento à vista e dividir a diferença percentual pelo número de parcelas.
Porém, este resultado não corresponde à taxa real. Na verdade, para fazer o cálculo de juros de financiamento (tanto de veículos como de outros bens), é preciso aplicar a seguinte fórmula:
Valor financiado = [{1 – (1+ taxa de juros)^ – nº. de meses}/ taxa juros] x valor da prestação.
Complicado, né? Uma maneira mais simples de chegar ao valor de juros de financiamento é fazer uma simulação na Calculadora do Cidadão, no site do Banco Central, inserindo o número de meses de financiamento, o valor da prestação e o valor financiado.
4 – Como fazer transferência de veículo?
O processo de transferência de veículo pode ser feito pelo proprietário. O primeiro passo é preencher o recibo de compra e venda para oficializar a transação.
Depois, os envolvidos precisam autenticar as assinaturas de compra e venda em cartório. O vendedor deve pagar a taxa de transferência com a guia do Detran, quitar quaisquer pendências do veículo e levá-lo para vistoria do órgão, obtendo o laudo de transferência.
O último passo é levar ao Detran a documentação do veículo (CRV, CRLV, laudo, formulário do Renavam), a guia de transferência paga e os documentos dos envolvidos (CPF, RG e comprovante de residência) e solicitar a transferência do veículo para o novo proprietário.
5 – Quando o veículo deixa de pagar IPVA?
A isenção de pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) depende das regras de cada estado. A normal geral é que veículos antigos ficam isentos do pagamento, mas a idade de “corte” varia.
Em determinados estados, a isenção aplica-se a veículos com mais de 10 anos (como no Amapá e no Rio Grande do Norte); 15 anos (Bahia e Distrito Federal, por exemplo); 20 anos (caso de São Paulo e Rio Grande do Sul); e até mais de 30 anos (Santa Catarina).
Esperamos ter ajudado você ao esclarecer as 5 dúvidas mais comuns sobre documentação e multas de veículos que desafiam a rotina de um gestor de frotas!
Antes de finalizar, duas dicas:
- Se você é uma empresa e tem vários veículos, uma solução para o caso de frotas é o Docs e Multas do Ticket Fleet! Facilita a gestão e controle desses documentos.
- Se você oferece soluções de mobilidade para os colaboradores da sua empresa, o Ticket Car também pode ser uma solução. Com ele, o usuário consegue pagar tanto as multas quanto o IPVA com o saldo do cartão. Tudo isso porque temos parceria com a Zapay!
Agora veja também 5 dicas de oficina mecânica para encontrar a melhor para sua frota
Você realmente pesquisou muito bem. Ótimo artigo.
Que bom saber que você gostou, Gustavo!
Trabalho
Fico feliz com seu interesse em fazer parte da nossa equipe, acesse o site: https://ticketlog.infojobs.com.br/ e veja as oportunidades disponíveis. Boa sorte! ?
Não consigo pagar multas licenciament… aparece o seguinte erro parâmetro documento é o obrigatório requisição invalida meu whats é 11961302827
Olá, Harley, tudo bem? Agradecemos o seu contato. Por gentileza, entre em contato com a Central de Atendimento pelo fone 4002 4099.