Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Direção ofensiva afeta a imagem da empresa?

4 de abril de 2023 por Ticket Log em Mobilidade
o que é direção ofensiva

O trânsito é sempre imprevisível, e quando menos esperar, o seu condutor vai precisar fazer uma manobra para garantir a segurança. Esse é o princípio da direção ofensiva: pensamento rápido e ágil para situações de emergência.

Adotar técnicas de direção diferenciadas em momentos inesperados pode mudar completamente o rumo de uma situação, podendo salvar inúmeras vidas. 

Por isso, trazemos um conteúdo que vai te ajudar a entender melhor a importância de técnicas de direção, e como elas afetam a sua frota.

Neste texto você vai encontrar:

  • O que é direção ofensiva
  • Quando utilizar uma direção ofensiva?
  • Como adotar a direção ofensiva
  • Como a direção ofensiva afeta as empresas

Boa leitura!

O que é direção ofensiva?

Direção ofensiva é um conjunto de técnicas de direção aplicadas em situações de emergência, cujo pensamento precisa ser rápido e em prol da segurança dos envolvidos. 

É uma postura proativa e atenta de quem está no volante, sempre preparado para lidar com as adversidades que podem ocorrer nas rodovias, desde comportamentos de outros motoristas, até outras causas.

A direção ofensiva é uma forma de dirigir tendo a ciência dos riscos, mantendo a calma para evitar acidentes, e sabendo o momento correto de aplicar as técnicas aprendidas.

Um exemplo é quando você está no trânsito, e subitamente um motorista o fecha. Estando preparado e conhecendo a direção ofensiva, você terá o pensamento rápido e conseguirá realizar uma manobra que impeça a situação de se agravar, evitando uma colisão.

Diferença entre direção ofensiva e defensiva

Enquanto a direção ofensiva envolve as técnicas para situações de emergência, desde acidentes, fechadas, imprevistos, tentativas de roubo e afins, a direção defensiva é aquela que você aplica durante todo o processo de dirigir.

Por exemplo, a direção defensiva começa no momento que o condutor entra no carro e coloca o cinto de segurança. Isso já faz parte de um comportamento defensivo e seguro para o trânsito.

Dentre outras atitudes da direção defensiva, estão o controle da velocidade, manter distância entre um veículo e outro, e sempre estar atento para o inesperado, afinal, o trânsito também depende de outros motoristas.

Dirigir de forma defensiva auxilia na diminuição de infrações, além de antecipar e minimizar ocorrências inesperadas, tornando as rodovias mais seguras para transitar, e estando sempre consciente de suas ações e como elas afetam os outros motoristas.

O que é uma direção evasiva?

O outro tipo de direção, é a evasiva. Esta é especialmente utilizada por agentes de segurança, por exemplo, mas também pode ser aprendida por condutores comuns.

Trata-se de técnicas específicas para lidar com situações de alto risco, como emboscadas ou assaltos, utilizando o veículo como defesa ou realizando manobras capazes de contornar a situação e saindo em segurança.

Quando utilizar uma direção ofensiva?

A direção ofensiva é uma forma de direção para ser usada apenas em situações de emergência, com o intuito de diminuir os danos ou causar acidentes mais graves. Portanto, o ideal é adotá-la apenas nestes momentos em específico. 

Manter-se atento, preparado e proativo deve ser uma constante no trânsito!

Vantagens

As vantagens da direção ofensiva podem ser: 

  • Menor risco de acidentes
  • Atenção constante ao volante
  • Motoristas preparados para agir em diferentes situações
  • Mais segurança para o condutor
  • Treinamentos constantes tornam o motorista mais capacitado e sempre alerta

Desvantagens

É preciso entender que a direção defensiva é somente aplicada em casos de emergências, e, portanto, o foco do condutor será priorizar a preservação da sua vida e a de outros motoristas.

Por isso, é comum que após manobras ofensivas, o carro possa apresentar algum tipo de dano.

Freadas bruscas são um exemplo, mas pode-se ocorrer um desvio para evitar uma colisão entre veículos e acabar batendo em alguma outra estrutura, causando estragos no parachoque, vidros e demais peças do carro que forem atingidas.

Como adotar uma direção ofensiva?

como adotar uma direção ofensiva no trânsito

Para conseguir adotar a direção ofensiva de forma segura e eficiente, primeiro precisa-se levar em consideração dois momentos: o pré e o durante.

O pré ocorre ainda antes de colocar o pé na estrada, e trata-se de fatores que serão cruciais caso ocorra uma situação de emergência, como o condutor saber as atitudes a serem tomadas, e se o carro está em condições viáveis de seguir os comandos do motorista.

Já o durante, são os comportamentos que o condutor irá seguir em relação ao acontecimento. Aqui, falamos especialmente de tomada de decisões, habilidades, e, principalmente, de preparo emocional.

Faça manutenção preventiva

A manutenção preventiva é uma forma de valorizar o trabalho da frota e garantir a melhor eficácia dos veículos, para que futuramente, não existam contratempos.

Com a manutenção preventiva, o veículo é analisado e eventuais problemas são fixados, não precisando ocorrer uma situação onde o desgaste prejudique um acidente, por exemplo, para que ele seja notado.

Além disso, fazendo a manutenção preventiva, os custos são reduzidos, visto que com a frequência de balanceamento e alinhamento dos pneus, evita-se que os problemas sejam vistos de última hora, assim como a compra antecipada de peças primordiais, sem necessidade de urgência, o que eleva os valores.

É através da manutenção preventiva que pode-se garantir a segurança dos condutores, assim como levar em consideração os fatores pré adoção da direção ofensiva.

Mantenha a calma

Quando situações de emergência acontecem no trânsito, a dica principal é manter a calma.

Tomar decisões precipitadas, com as emoções à flor da pele, pode acabar criando mais danos. Por isso, é importante respirar fundo e tentar focar na situação à frente. 

Um exemplo de momento a ser mantido a calma e não agir no momento, é quando um acidente acaba ocorrendo. Seja o condutor do veículo envolvido ou o do outro carro, é importante lembrar de não movimentá-lo, pois não se sabe a extensão dos ferimentos. Respire, ligue para a emergência e espere.

Também, manter a calma em situações inesperadas pode ganhar tempo para que o motorista consiga pensar na melhor alternativa a ser tomada naquele momento. 

Além disso, condutores tranquilos criam um ambiente tranquilo, passando confiança ao passageiro que estiver junto, se for o caso.

Seja ágil

Em algum momento da direção ofensiva, será necessário tomar uma atitude. Por isso, mantendo a calma e analisando a situação, o condutor também deve ser ágil. 

A gravidade de uma batida pode mudar completamente com uma tomada de decisão rápida, por exemplo.

Estar atento ao trânsito auxilia nesta agilidade, pois, assim, o motorista pode prever alguns acontecimentos, direcionando melhor suas decisões.

Um exemplo é quando um ocorre um acidente na pista. Os motoristas sinalizam de diversas formas e como podem: um condutor atento já consegue tomar uma decisão ágil de diminuir a velocidade, ligar o alerta e passar para outra pista,evitando colisões causadas pelo imprevisto.

Treine seus motoristas

Por fim, outro fator a ser levado em consideração, é que os motoristas tenham um treinamento adequado.

Quando falamos em treinamento, não nos referimos apenas a saber dirigir, mas também a entender e aplicar técnicas de direção defensiva, ofensiva e evasiva, além de conhecer o veículo.

Condutores bem treinados diminuem o risco de acidentes, pois conseguem aplicar o aprendizado de forma rápida e eficaz, tomando decisões ágeis e que mantêm a segurança no trânsito.

Eles também contribuem para uma redução de custos, uma vez que gastos com multas podem diminuir (visto que com o treinamento correto, a direção tende a melhorar), há uma redução de custos com abastecimento e, ainda, de manutenção do veículo.

Direção ofensiva nas empresas

Inevitavelmente quem possui uma empresa ou frota, vai se deparar com a utilização de direção ofensiva em algum momento.

Por isso, é sempre bom entender como assegurar a imagem da empresa caso isso aconteça, e que os eventuais danos não se tornem ainda maiores. Alguns exemplos que podem ajudar são:

  • A telemetria: um dispositivo instalado no veículo transmite informações em tempo real para uma central de monitoramento, onde ficarão armazenados dados como localização, velocidade, comportamentos de direção, dados gerais do carro (temperatura do freio, água, combustível, oléo…), torque e muito mais;
  • Monitoramento do RPM: através de softwares já existentes ou até mesmo pela atenção do próprio motorista, é possível acompanhar a situação da rotação do motor, auxiliando-o a entender os sinais e então tomar uma atitude correta em relação ao problema em vista;
  • Monitoramento de frota: com uma gestão de veículos completa você tem acompanhamento em tempo real da frota da empresa, tanto em relação a sua localização, quanto ao seu status operacional e de conservação. É importante levar em consideração que o monitoramento é diferente do rastreamento de frota, visto que o rastreamento é voltado apenas para a avaliação de rotas e busca de soluções para melhoria do tempo de viagem.

Conclusão

Você já sabe que imprevistos podem acontecer no trânsito, e agora está preparado para lidar com eles!

A direção ofensiva é uma maneira de garantir a segurança dos motoristas, assim como ajudá-los a melhorar o seu desempenho na estrada. 

Atenção, proatividade e pensamento rápido são características muito importantes, e fazem total diferença em uma emergência.

Mas além das habilidade, também é necessário garantir que a frota esteja bem amparada, com os veículos tendo sua manutenção em dia e protegidos para eventuais danos.

Fale com um especialista e encontre a solução ideal para sua empresa.

Você também vai gostar de ler:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *