Quero saber mais! Fechar

Quero saber mais!

Saiba tudo sobre abastecimento. Inscreva-se abaixo.

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigada! ?

Voltar

Diferença entre custo e despesa: descubra agora!

3 de março de 2023 por Ticket Log em Gestão Empresarial
Venha conhecer a diferença entre custo e despesa!

Saber tudo o que acontece com os veículos de uma empresa é uma das maiores obrigações de gestores e líderes. Mas, para além disso, é importante também atentar aos valores relativos a custos e despesas que uma frota geralmente tem. E para que o seu trabalho fique mais completo, é ideal entender a diferença entre custo e despesa para aplicar isso na administração da frota. 

Por isso, venha aprender mais sobre esses termos neste conteúdo exclusivo e descubra qual a melhor maneira de ter um controle financeiro efetivo. Boa leitura!

O que são custos e despesas?

Por mais que possam ser parecidos, existe diferença entre custo e despesa. O custo se trata dos gastos que a empresa tem com um determinado produto ou serviço de sua atividade principal, ou seja, tudo aquilo que é gasto para produzir ou executar uma atividade pode ser definido como custo

Como exemplos, podemos citar:

  • mão de obra;
  • matéria-prima;
  • pagamento de salários.

Já a despesa engloba o conjunto de gastos para manter a operação, ou seja, tem relação com tudo aquilo que mantém a estrutura da empresa, no caso, em funcionamento. Esses gastos não estão diretamente ligados à produção do produto ou serviço principal da organização.

São exemplos de despesas:

  • contas de luz, internet e telefone;
  • materiais de consumo;
  • aluguel;
  • gastos com manutenção.

Portanto, é fundamental entender o conceito de despesa e de custo, bem como sua importância na gestão de negócios.

Qual a diferença entre custos e despesas?

A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final.

Os custos são gastos necessários, pois resultam na atividade principal do negócio. Já as despesas podem ser administradas, a fim de serem reduzidas ou eliminadas.

Como analisar os custos e despesas de uma empresa?

Um jeito bem simples e eficaz de analisar custos e despesas cotidianos de uma empresa é analisar se determinado gasto afetará a produção ou o estoque do produto ou serviço. Caso a resposta seja positiva, o gasto é considerado um custo.

Nas situações em que um gasto não afete diretamente no resultado final do produto ou serviço, pode ser considerado despesa. 

Uma forma simples e prática de manter o controle sobre custos e despesas é através de sistemas de gestão. A centralização dos pagamentos, através de um cartão corporativo, por exemplo, traz visibilidade para o gestor ou empresário sobre o seu fluxo de gastos.

gestão de despesas para pequenas empresas

Qual a importância de classificar os custos e despesas?

É fundamental ter em mente a diferença entre custo e despesa, para que se possa conduzir a gestão financeira da empresa, de maneira eficaz. Saber onde é possível administrar os gastos ajuda a manter o fluxo de caixa equilibrado e as contas em dia. 

Outra vantagem de ter conhecimento da diferença é para que se possa tomar decisões assertivas em relação à operação da empresa. 

Despesa ou investimento?

Dentro da gestão da empresa, para que se possa definir alguns rumos, é primordial ter ciência da diferença entre aquilo que é despesa e investimento. As despesas não trazem retornos financeiros, ao contrário do investimento, que tem o objetivo de aumentar a receita ou trazer alguma melhoria para a organização em curto, médio ou longo prazo. 

Confira três dicas que podem ajudar a reduzir algumas despesas da sua empresa!

1. Descubra quais são suas despesas

O primeiro passo é reunir todas as informações possíveis das despesas da sua empresa. Feito isso, analise quais podem ser reduzidas, sem afetar de maneira abrupta a operação. Buscar fornecedores mais baratos ou até tentar desconto com alguns deles pode ajudar a fechar as contas.

Com o Edenred Empresarial, o cartão corporativo do grupo Edenred, você simplifica o controle dos custos e despesas, elimina o uso do dinheiro, a necessidade de reembolso e as idas ao banco, centralizando os pagamentos em um único lugar.

2. Revise alguns investimentos

Adiar alguns planos pode ser uma boa ideia. Os investimentos podem, sim, trazer retorno, mas deixá-los para um momento mais favorável pode salvar sua empresa do sufoco. Sendo assim, os recursos que seriam investidos podem ajudar a estancar alguns problemas maiores.

3. Reduza os gastos com abastecimento

É possível reduzir o valor gasto com combustíveis sem afetar a qualidade do serviço. Alguns serviços de controle de abastecimento  e gestão de combustível permitem estipular regras de abastecimento, o que garante que os recursos financeiros sejam bem aplicados. 

Com o cartão de abastecimento em mãos, seu colaborador pode abastecer em toda rede credenciada ou somente nos postos autorizados por você, via plataforma de gestão. Vale conhecer as soluções e aplicá-las para ajudar no fechamento das contas.

Agora que você já sabe a diferença entre custo, despesa e investimento, saiba mais sobre como classificar os gastos com os veículos e obter sucesso na sua gestão. Confira nos próximos tópicos.

Como classificar os gastos dos veículos?

Tudo que envolve dinheiro precisa ser feito com muita atenção. Nesse aspecto, a saúde financeira da empresa precisa sempre estar positiva, para que o seu negócio prospere e renda bons frutos.

Então, para entender a diferença entre custo e despesa, vamos explicar cada um desses gastos e mostrar as suas categorizações. Confira!

Custo

O custo são todos os gastos envolvidos na execução da atividade final da empresa. Ou seja, sem esse custo, não será possível oferecer ou entregar o serviço específico. Por exemplo, um custo de veículos poderia ser relacionado ao abastecimento, pois, sem esse elemento, é impossível que os seus carros saiam da garagem.

Os custos são divididos em:

  • Custo direto: gasto envolvido diretamente com os processos e serviços realizados pelos carros.
  • Custo indireto: custos que não estão relacionados à atividade final dos veículos. Eles podem afetar o dia a dia, mas não têm uma ligação direta com a eficiência e entrega.
  • Custo fixo: custos que são mais fáceis de prever, pois permanecem sendo os mesmos valores, independentemente da receita ou do mês em específico.
  • Custo variável: menos previsíveis, eles dependerão de outros fatores para serem aplicados e contabilizados.

Despesa

Já as despesas são todos os gastos necessários para manter os veículos. A despesa também é importante para a realização dos processos diários, mas está ligada a outras finalidades.

São consideradas despesas os gastos com os veículos relacionados a manutenção, materiais utilizados pelos colaboradores, entre outros. Confira os principais tipos de despesas!

  • Regulares: despesas previsíveis, aquelas que já são esperadas antecipadamente, como a troca de pneus.
  • Extraordinárias: gastos que não eram previstos, possíveis emergências, como o reparo de algum sinistro de veículo.
  • Fixas: despesas que aparecerão todos os meses, um valor fixo.
  • Variáveis: aquelas que se alteram dependendo do consumo ou utilização.

Sendo assim, a distinção entre custo e despesa pode parecer mínima, mas faz uma grande diferença no final do mês.

Qual a melhor maneira de ter o controle financeiro de veículos?

Para que a gestão de custo com os carros possa ser de máxima excelência, é ideal contar com uma solução que otimize processos e facilite a vida do gestor, para automatizar ações operacionais e ainda agregar indicadores chave de gestão.

Com isso, você pode:

  • centralizar pagamentos e recolher todas as notas;
  • ter controle com mais de 30 regras de utilização, controlando todas as despesas, de forma segura;
  • contar com uma interface simples;
  • reduzir a carga operacional;
  • ter acesso a um painel de frota com dados 360° sobre os veículos, entre outros;
  • ter na palma da mão os indicadores de gestão de frotas mais importantes.

Agora que você entendeu mais sobre a diferença entre custo e despesa, aproveite para saber também sobre gestão de custos.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *