Mecânico

5 dicas de oficina mecânica para encontrar a melhor para sua frota

14 de julho de 2020 por Ticket Log em Manutenção
Voltar

Hoje é dia de falar sobre dicas de oficina mecânica. Porque, que tempo é igual a dinheiro você já sabe! Agora, se pensarmos nos veículos de uma frota, é a mesma coisa: todo o tempo que eles estão parados (por algum motivo não planejado) é dinheiro perdido na certa.

Por isso, é tão importante você seguir os planos de revisões — as famosas manutenções preventivas — conforme cada modelo e montadora para evitar veículos parados e impossibilitados de estarem nas ruas rodando, a serviço, venda, entrega ou conveniência!

Confiabilidade no serviço prestado e valor cobrado são itens importantes nesse processo de manutenção veicular e devem receber a devida atenção. Então,  se você está quebrando a cabeça para encontrar boas referências e confiar sua frota a uma oficina, o artigo de hoje pode te ajudar.

Vamos mostrar quais critérios você deve considerar na sua escolha. Acompanhe!

1 – Escolha oficinas certificadas

Antes de confiar sua frota a uma oficina mecânica, investigue se o estabelecimento tem certificação e peça para conferir os detalhes do documento.

Esse é um jeito de se proteger de maus profissionais e locais que não tem infraestrutura nem qualificação adequadas para atendê-lo. Com veículos importados, esse cuidado é ainda mais importante!

Toda oficina mecânica séria deve ser certificada e seguir os padrões e normas técnicas exigidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

2 – Analise a qualificação profissional

No momento da pesquisa de oficinas, visite alguns locais e observe o trabalho dos profissionais. Veja se o local é limpo, se os mecânicos utilizam material adequado e se usam a tecnologia a seu favor.

Vale também conversar com a equipe e os clientes que usam o estabelecimento para analisar a qualificação profissional. É importante que a oficina ofereça capacitação e programas de reciclagem aos funcionários para manter o alto nível de trabalho!

Nesse caso, a dica de oficina mecânica é procurar por aquelas que tem uma longa trajetória no mercado e boa reputação no atendimento aos clientes. Isso indica que existe investimento em capacitação profissional.

3 – Investigue a procedência dos fornecedores

Outro fator que influencia bastante no tratamento (e nos resultados) da sua frota é a qualidade das peças e óleos. Produtos de má qualidade podem comprometer o funcionamento da sua frota e aumentar o custo de manutenção de veículos.

Então, uma das principais dicas de oficina mecânica é verificar a procedência das peças e produtos. Verifique se as peças são originais e de qualidade, com boa durabilidade, e confira também as garantias dadas pelos fornecedores.

Além disso, também é importante escolher uma oficina com boa disponibilidade de peças em estoque. Assim você tem mais garantia de agilidade e cumprimento dos prazos.

4 – Faça orçamentos e comparações

Claro que o critério financeiro não poderia ficar de fora de nossas dicas de oficina mecânica. Isso não quer dizer que você deva escolher o serviço mais barato, mas é super importante fazer comparações e encontrar o melhor custo-benefício para a sua frota.

Para isso, você precisa fazer orçamento. Dentre as oficinas selecionadas previamente (seguindo os critérios acima), consulte umas 3 ou 4. Peça um orçamento detalhado com o custo de todo serviço, incluindo mão-de-obra e materiais.

Fique atento se encontrar valores muito abaixo da média do mercado. Os preços praticados podem ser um indício a respeito do nível técnico e qualidade da oficina.

O que considerar no controle de gastos de empresas com frotas?

5 – Tenha uma solução para ajudar na manutenção

Ter uma plataforma para gerenciar dados e processos da operação quando se trata da manutenção da sua frota é uma boa escolha para centralizar e controlar o que acontece com cada veículo.

Por outro lado, também é excelente poder compartilhar essa tarefa com um time de especialistas encarregados por toda a gestão do ciclo de manutenção.

As nossas soluções para gestão de manutenção, por exemplo, tem tudo isso que falamos ao longo do texto: indicação de oficinas mecânicas (parceiras da Ticket Log), centralização do pagamento das manutenções, dados para comparar orçamentos de peças e mão de obra. Isso sem contar a inteligência de aprovações automáticas respeitando requisitos técnicos, de referência e de acordo com as políticas de cada cliente. É sensacional!

Em resumo, uma boa gestão de manutenção precisa ser simples e automatizada. Isso contribui para a economia de tempo e dinheiro, através de mais:

  • Simplicidade: processos e verificação de itens, preços e prazos de todas OSs realizadas de forma automatizada para uma entrega mais prática.
  • Conectividade: facilidade dos aplicativos para conectar motoristas, oficinas e clientes.
  • Inteligência: análises gerenciais mais precisas através de automação de acordo com parâmetros, referenciais e política do cliente.

Conclusão

Encontrar uma boa oficina mecânica para confiar a sua frota pode ser trabalhoso e um pouco demorado, mas vale a pena o esforço! A recompensa é a qualidade e a confiabilidade dos serviços recebidos, que resultam em maior disponibilidade da frota, ou seja, sua frota rodando por mais tempo!

Garanta ótimo aproveitamento e produtividade da sua frota com nossas dicas de oficina mecânica e evite gastos desnecessários e dores de cabeça no futuro. Boa sorte! 🙂

Hora de arrumar a casa: iniciativas para organizar a gestão de frotas!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *