Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Dia do Consumo Consciente: hábitos sustentáveis que fazem a diferença!

15 de outubro de 2019 por Ticket Log em Mobilidade
Menina no por do sol

No dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Consumo Consciente, instituído em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil, com o objetivo de alertar e conscientizar as pessoas sobre os impactos que o consumo não sustentável causa no meio ambiente e na sociedade.

Menina no por do sol

Fonte: Pexels

Dia da Sobrecarga da Terra, um sinal de alerta

Em 29 de julho de 2019, o nosso planeta atingiu o Dia de Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Isto é, o ponto máximo de uso dos recursos naturais que poderiam ser renovados sem ônus ao meio ambiente no período de um ano. Esse dado foi disponibilizado pela Global Footprint Network, organização internacional que promove a sustentabilidade e monitora a Pegada Ecológica — uma metodologia de contabilização que reflete o quanto de recursos naturais é usado para as necessidades de um indivíduo ou população.

Essa medição é realizada desde 1970, porém, em 2019 o Dia da Sobrecarga ocorreu mais cedo do que qualquer data registrada desde que a prática começou. Considerando nosso atual padrão de consumo, a população mundial necessita do equivalente a 1,7 Planetas Terra para fornecer os recursos que usamos e absorver nossos resíduos.

Mas, o que podemos fazer para mudar essa realidade? Como consumir de forma mais consciente?

Seis perguntas que ajudam no consumo consciente

Na maioria das vezes, o consumo de produtos e serviços ocorre de maneira automática e impulsiva, sem considerar a real necessidade e os impactos que essas ações geram.

O Instituto Akatu, que trabalha em prol da conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, sugere uma reflexão a partir de 6 perguntas, para que analisemos a nossa real necessidade de consumir algo:

  • Por que comprar?
  • O que comprar?
  • Como comprar?
  • De quem comprar?
  • Como usar?
  • Como descartar?

Conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Instituídos pela ONU, os 17 ODS entraram em vigor em 2016 sucedendo os Objetivos do Milênio com a missão de realizar um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Os objetivos abordam temáticas relevantes para o cenário atual – como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça –, e o sucesso de um ODS envolve o combate a temas que estão associados a outros objetivos. Para que eles sejam alcançados até 2030, a parceria entre governos, setor privado, sociedade civil e cidadãos comuns é fundamental.

O consumo consciente é uma temática tão importante que está representado pelo ODS 12 – assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis – e tem entre as suas metas:

  • Reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial. Considerando que, a cada ano, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo inteiro. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), isso representa mais de 30% de toda a produção global de comida para consumo humano.
  • Garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

Como adotar práticas sustentáveis em nosso dia a dia

Com base nas duas metas do ODS 12, temos algumas dicas para auxiliá-lo a ter um consumo mais consciente e gerar menos impacto na comunidade em que vivemos:

  • Não despreze frutas, legumes e verduras que possuam um formato diferente do usual ou que estejam um pouco machucados. Eles são tão nutritivos quanto os que estão “bonitos”;
  • Observe a embalagem. Quanto mais embalado o alimento, mais resíduos você vai gerar;
  • Descarte embalagens e restos de alimentos, praticando a coleta seletiva e oportunizando a reciclagem;
  • Fique atento a etiqueta do Inmetro quando comprar um eletrodoméstico. Dê preferência para equipamentos classificados na categoria A de eficiência energética;
  • Busque informações com o fabricante ou na Prefeitura da sua cidade sobre como descartar eletrônicos que não funcionam mais;
  • Economize energia. Apague as luzes ao sair de um local, desligue da tomada equipamentos em stand by e feche as janelas quando ligar o ar condicionado;
  • Troque copos descartáveis por canecas ou recipientes que você possa utilizar várias vezes;
  • Sempre que possível, se desloque a pé ou de bicicleta. Também, dê preferência para o uso de transporte público ou caronas compartilhadas;
  • No abastecimento de veículos, opte por combustíveis de fontes renováveis, como o etanol;
  • Dirija de forma consciente e com programação de tempo para chegada. Assim, você evita acelerações bruscas e mantém uma velocidade constante.

Quanta coisa legal, né? E como pode ver, muitas delas são atitudes simples que podemos incorporar aos poucos no cotidiano para reduzir nossa Pegada Ecológica. Também vale influenciar os seus familiares, amigos e colegas de trabalho.

Seja um multiplicador de práticas sustentáveis e acompanhe nosso blog para conhecer as soluções em consumo de combustível oferecidas pela Ticket Log!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *