Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Como manter os custos corporativos dentro do orçamento

21 de julho de 2021 por Ticket Log em Gestão Empresarial
Saiba o que fazer para manter os custos corporativos dentro do orçamento

Quando falamos de custos corporativos, pouco importa se uma empresa é pequena, média ou grande; manter esses gastos dentro do orçamento é sempre um desafio a ser encarado. Para isso, é preciso ter os pés no chão e muita responsabilidade, além da necessidade de possuir gestores e pessoas qualificadas para realizar a condução desse processo.

 

E para ajudar você a descobrir como manter os custos corporativos dentro do orçamento, nós preparamos um conteúdo muito especial! 

Boa leitura!

O que são custos corporativos?

Trabalhar para evoluir e buscar o crescimento com um orçamento apertado exige muita versatilidade por parte de gestores, colaboradores e todos aqueles que compõem uma empresa. 

Frente a esse cenário, reduzir as despesas é sempre uma alternativa a ser considerada. Contudo, identificar possibilidades para isso não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer. Afinal, há alguns gastos fundamentais que não podem ser mexidos.

Uma das opções mais viáveis, porém, é encontrar algumas brechas para otimização. Com todo esse cenário, a possibilidade para isso se dá principalmente nos custos corporativos.

Os custos corporativos de uma empresa são todos aqueles gastos relacionados ao funcionamento geral da instituição. Podemos colocar nessa categoria as despesas fixas da empresa, como contas de luz, água, internet, salários, serviços, produtos, entre outros, além de alguns gastos variáveis que digam respeito ao ambiente corporativo.

Portanto, esses valores que, via de regra, sempre vão acompanhar a sua empresa são os chamados custos corporativos

Como planejar os custos corporativos?

Planejar os custos corporativos envolve realizar algumas análises e um bom planejamento orçamentário. Para isso, é preciso analisar os dados históricos a fim de identificar se há algum setor ou tipo de despesa que esteja acima do que deveria. Por exemplo, se você possui uma empresa que disponibiliza aos colaboradores uma frota veicular, dedique-se a analisar todo o desempenho que os automóveis vêm apresentando, desde o consumo de combustível até o histórico das rotas. Se você perceber que nesse setor há demasiados gastos, procure aplicar maneiras mais eficientes de controlar sua frota e realizar a gestão de mobilidade

 

Logo, o primeiro passo é observar detalhadamente como vem sendo a condução financeira de todas as áreas da empresa, se há dívidas e demais pendências. Feito isso, é hora de começar efetivamente a planejar os custos corporativos e o seu planejamento orçamentário.

Do mesmo jeito que você analisou o passado de sua empresa, verifique todas as projeções futuras, tanto de entrada quanto de saída, se há previsão de expansão em algum setor, contratação de pessoal, etc.

Desse jeito, com projeções baseadas em dados e muito estudo, você mantém os custos corporativos dentro do limite do seu orçamento.

5 dicas de como manter os custos corporativos dentro do orçamento

Entender os números da empresa e fazer projeções são os primeiros passos para manter o orçamento em dia. Porém, estas não são as únicas alternativas e tampouco darão o resultado esperado em casos onde a saúde financeira da empresa está mais debilitada.

Confira 5 dicas que separamos para ajudar você a manter os custos corporativos dentro do orçamento:

Não esqueça: tempo é dinheiro

Apesar de ser um clichê, tempo é dinheiro em empresas que estão com o orçamento no vermelho. Por isso, procure agilizar todos os processos que podem ser acelerados.

Se há arquivos físicos em sua empresa, como ficha de funcionários e alguns inventários, então está mais do que na hora de torná-los digitais. A automação dos sistemas possibilitará que você ganhe muito tempo e, consequentemente, passe a ter um retorno financeiro.

Invista em tecnologia

Ok, em um primeiro momento pode parecer estranho e até mesmo contraditório dizer para quem está procurando reduzir as despesas que é necessário gastar mais dinheiro. Mas, como dito no tópico anterior, investir em tecnologia é uma maneira de poupar no futuro.

Com tecnologias, você realiza a gestão das tarefas e processos do dia a dia de maneira muito eficiente. Por meio dessas ferramentas você consegue mensurar quanto tempo é necessário para executar uma determinada tarefa, ganhando oportunidades e podendo aumentar a produtividade dos colaboradores. 

O mesmo vale para os relatórios. Afinal, extrair dados de maneira manual é uma atividade do passado. Integrando softwares você consegue criar relatórios em tempo real.

Tenha o máximo de controle e informações sobre a empresa

Conforme vimos até agora, controlar e ter total ciência sobre o que acontece na sua empresa é a maneira mais eficiente de saber para onde e no que está indo o orçamento. Assim você também consegue compreender exatamente o que está envolvido nos custos corporativos.

Os colaboradores também têm um papel importante

Uma empresa não é composta apenas por quem a gerencia. Os colaboradores são, cada vez mais, parte do ecossistema geral da corporação. Com isso, porém, vem alguns deveres.

Portanto, conscientizar toda a equipe sobre a importância das atitudes individuais é um passo importante para manter os custos corporativos dentro do orçamento. E isso vale para tudo: evitar desperdício de água, ter responsabilidade com os bens da empresa, evitar utilizar materiais descartáveis como copinhos e talheres, além de outras práticas equivalentes. 

Por outro lado, as empresas também podem dar treinamentos e ensinar metodologias específicas que agilizem os processos.

Invista em gestão de mobilidade

Quem trabalha com veículos sabe que muitas despesas fora do orçamento são esperadas. Lembra daquele exemplo que citamos anteriormente, mais perto do começo do texto? Então, a falta de controle sobre as frotas é a realidade de muitas empresas. 

Isso é completamente justificável, afinal, realizar a gestão de frotas não é nada fácil. A gestão de mobilidade é um conceito que abrange a gestão de frotas em sua totalidade e ainda vai além: com a gestão de mobilidade, você pensa no uso dos automóveis de maneira eficiente, integrada e sustentável. Isso trará à sua empresa muitas vantagens com um custo-benefício incomparável!

Para conseguir manter os custos com abastecimento, controle e uso de combustíveis, o Ticket Fleet vem como uma boa alternativa para otimizar o dia a dia na gestão de abastecimento. Além disso, tudo é feito de maneira online e o gestor tem acesso aos dados de uso de suas frotas. Conheça mais vantagens dessa solução.

Agora que você sabe o que fazer para controlar e manter os custos corporativos dentro do orçamento, compartilhe com seus amigos! Continue em nosso blog para mais conteúdos como esse.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *