Quero saber mais Fechar

Quero saber mais

Preencha ao formulário e receba mais informações sobre abastecimento.

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigada! :)

Voltar

Consumo de combustível: O que é e como controlar?

2 de agosto de 2023 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Consumo de Combustível: O que é e como controlar?

Consumo de combustível diz respeito à eficiência energética de um ou mais veículos. Para se chegar ao resultado médio de consumo de combustível, duas unidades de medida são fundamentais: quilômetros (km) e litros (l) — elas ajudam a indicar a quantidade de combustível gasto.

Não é novidade que o preço do combustível representa um alto custo dentro do orçamento das empresas. Entretanto, existem diversas soluções com o objetivo de diminuir despesas e controlar o consumo de combustível, sem abrir mão da qualidade da operação.

Porém, saber como controlar o consumo de combustível não é uma tarefa muito fácil. Afinal, é difícil ter certeza sobre quando falamos de algo tão imprevisível como o trânsito.

Além disso, o excesso no consumo de combustível pode acontecer por diversos motivos, desde questões mecânicas, como necessidade de manutenções, até falhas humanas.

Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a melhorar esse controle na sua empresa. Aqui, vamos tratar sobre os seguintes pontos envolvendo o consumo de combustível:

  • O que é consumo de combustível?
  • Como calcular o consumo de combustível dos carros?
  • Qual a importância de acompanhar o consumo de combustível?
  • Como controlar o consumo de combustível?
  • Como calcular e escolher o melhor combustível
  • O que podemos fazer por você e por seus veículos?

Boa leitura!

O que é consumo de combustível?

Consumo de combustível diz respeito à eficiência energética de um ou mais veículos. A métrica é obtida por um cálculo que divide a distância percorrida pela quantidade de combustível utilizada.

O cálculo permite descobrir quantos quilômetros o veículo é capaz de percorrer com 1 litro de combustível. A partir do resultado, é possível saber exatamente a quantidade necessária de combustível para fazer uma viagem, por exemplo.

Por conta da alta no preço da commodity, muitas empresas passaram a monitorar a média de consumo de cada veículo, a fim de promover uma economia de combustível.

Em veículos mais novos, que possuem computador de bordo, por exemplo, é possível descobrir, por meio desse recurso, a média de consumo de combustível. Entretanto, em modelos mais básicos ou mais antigos, essa média é descoberta somente com o cálculo.

Como calcular o consumo de combustível dos carros?

Para descobrir qual o consumo de combustível do seu carro, sem computador de bordo, é preciso fazer o cálculo de tanque de combustível. Siga os seguintes passos: 

  1. encha o tanque do veículo, até que haja o desarme da bomba;
  2. em seguida, zere o hodômetro parcial;
  3. siga a viagem e, após rodar a distância necessária, vá ao posto e complete o tanque novamente (até que desarme a bomba).
  4. veja a quantidade de litros abastecida e divida a quilometragem percorrida por esse valor

Para facilitar o entendimento, vamos propor o seguinte exemplo: depois de completar o tanque e seguir viagem, o hodômetro indicou a distância percorrida de 200 km. Ao completar o tanque novamente, a bomba marcou 20 litros. Daí, é só dividir 200 km por 20 litros: o resultado é o consumo médio de 10 km/l.

Caso queira se certificar de que, de fato, essa é a média correta, repita o procedimento por três vezes. Então, some os três resultados e os divida por três para chegar a uma média.

Confira o exemplo:

Médias: 10 km/l + 12 km/l + 14 km/l = 36

36/3 = 12 km/l 

Agora que você aprendeu a calcular a média de consumo de combustível, vamos ensinar você a melhorar a gestão e fazer o controle do consumo de combustível.

Qual a importância de acompanhar o consumo de combustível?

Em tempos onde os preços dos combustíveis estão em constante oscilação, é muito importante estar atento à economia, e isso não depende apenas do gestor: é também uma responsabilidade do condutor.

Além disso, busca-se uma redução de custos para a empresa, e para isso, os recursos devem ser bem utilizados e alocados.

Através do controle de abastecimento, esta possibilidade se torna possível, visto que um planejamento pode ser criado contendo os mais diversos dados, como: os modelos de veículos presentes na frota, os combustíveis utilizados, as quilometragens rodadas e até mesmo o comportamento dos condutores.

Através das informações levantadas com o controle, pode-se traçar um plano de gastos futuros mais certeiro, assim como ter noção de quando a frota poderá e deverá ser renovada.

Como controlar o consumo de combustível?

Essa é uma das principais questões que os gestores precisam enfrentar. Entretanto, ao fazer um mapeamento eficaz dos veículos para entender melhor as rotinas e promover algumas mudanças, é possível realizar um controle de combustível competente e com resultados satisfatórios. Assim, sua empresa consegue reduzir custos e obter ganhos em performance dos veículos. 

Conheça algumas ações que podem ajudar no processo!

Faça um levantamento dos veículos e motoristas

Tenha o registro em lista de todos os veículos da empresa, saiba qual o consumo médio de cada um deles, e tenha conhecimento de outras informações, como custos com manutenção, datas em que peças foram trocadas etc.

Conheça bem a equipe de condutores, seus hábitos de direção, rotas que mais conhecem. Dessa forma, é mais fácil direcionar serviços específicos para cada veículo e cada motorista e, também, no momento de renovar os veículos, você já saberá qual modelo precisa ser trocado primeiro. 

Garanta uma manutenção em dia

Uma manutenção preventiva feita periodicamente pode ajudar a economizar combustível. Afinal, problemas nos filtros de combustível e no sistema de suspensão podem aumentar o consumo, além de acelerar o desgaste dos pneus. Esse tipo de manutenção ajuda a manter o veículo com um funcionamento similar ao de quando era zero km. 

Planeje todas as rotas

Antes de sair em viagem, o ideal é que se planeje a rota, descobrindo o caminho mais curto até o destino. Vale também escolher um motorista que já conhece o trajeto. Assim, o veículo roda bem menos e evita o consumo excessivo de combustível.

Mantenha os pneus calibrados

Siga as recomendações do fabricante em relação à quantidade correta de PSI para calibrar os pneus. Geralmente, as informações constam no manual do veículo, na tampa do protetor do tanque de combustível e, em alguns modelos, na lateral da porta do motorista. Mantenha sua equipe atenta! Pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível em até 20%. 

Controle a quilometragem dos veículos

Outra forma de se reduzir o consumo de combustível é por meio do controle de quilometragem dos veículos. Para esclarecer melhor: ao efetuar o planejamento de uma rota, já é possível saber o quanto o veículo vai rodar para executar uma determinada tarefa.

Por isso, quando iniciar o serviço, o gestor responsável deve tomar nota da quilometragem do veículo ao iniciar e ao finalizar a tarefa. O método ajuda a descobrir se houve desvios ou uso indevido do veículo, pois haverá uma diferença entre a quilometragem planejada e a distância percorrida.

Tenha KPIs bem definidos

KPI é a sigla em inglês para “Key Performance Indicator” que, em tradução livre, significa “indicador-chave de performance”. Ou seja, quer dizer que você precisa ter KPIs bem definidos e estabelecer, de maneira clara, quais são os seus principais indicadores.

Esses indicadores funcionarão como um balizador para saber se você está ou não mantendo o consumo de combustível dos veículos da sua empresa dentro do orçamento. Por exemplo, saber quanto cada veículo está gastando individualmente é um KPI importantíssimo.

Além disso, outros KPIs que você não pode deixar de acompanhar são:

  • o custo geral de consumo e o desempenho dos veículos;
  • o consumo de cada tipo de combustível;
  • a quantidade de abastecimentos além do previsto pelo gestor;
  • o consumo de combustível por quilômetro rodado.

Esses são apenas alguns dos KPIs que você pode utilizar. Analise a sua situação e, conforme for necessário, adicione outros indicadores.

Encha o tanque

O dilema entre abastecer os veículos pouco a pouco ou encher o tanque de uma só vez é muito comum. Porém, a verdade é uma só: encher o tanque faz bem para o carro e para o seu bolso.

A explicação para isso é completamente natural: quando os níveis de gasolina estão baixos, há mais espaço vazio dentro do tanque. Assim, a evaporação do combustível acontece mais rapidamente.

Oriente e eduque os motoristas

Uma boa maneira de controlar o consumo de combustível é investir em treinamentos para os motoristas. Existem diversas práticas simples que fazem uma diferença incrível no consumo final de combustível dos veículos.

Leia também: Técnicas de direção econômica reduzem o gasto com combustível

Andar com o carro em ponto morto, por exemplo, é uma atitude que pode ser evitada e que traz um ótimo resultado. Além disso, essa prática ainda pode ser muito perigosa para os condutores.

Outra boa prática de economia e segurança é nunca andar acima do limite de velocidade das rodovias.

Utilize um sistema de gestão de abastecimento

A automação dos processos é essencial para aprimorar o controle de abastecimento. Com as ferramentas certas, você consegue monitorar o desempenho dos veículos, de maneira simples, fácil e muito resolutiva.

Há opções no mercado que oferecem recursos muito interessantes e úteis, como ter na palma da mão todas as informações importantes para a tomada de decisão, com gráficos e dados atualizados em tempo real. 

Com isso, você pode definir regras de segurança, acessar relatórios de performance e ainda ter uma rede de postos parceiros que atualizam constantemente o preço dos combustíveis. 

Como calcular e escolher o melhor combustível?

Para calcular e escolher o melhor combustível para um veículo, é essencial considerar a eficiência energética e o custo por quilômetro percorrido. 

Confira as instruções em exemplo prático:

  1. Insira a distância desejada em quilômetros. Por exemplo, considere uma viagem de 200 quilômetros;
  2. Especifique a eficiência do seu veículo em termos de quilômetros por litro de combustível. Suponha que seu veículo rode 12 km/L;
  3. Insira o preço do litro do combustível. Por exemplo, considere um preço de R$ 5,50 por litro.

Com base nesses dados, é possível calcular o custo total do trajeto. Neste exemplo, o cálculo seria o seguinte: 200 km / 12 km/L = 16,67 litros de combustível necessários. Multiplicando pela taxa de preço de R$ 5,50 por litro, chegamos a um custo total de R$ 91,68 para essa viagem de 200 quilômetros.

Ao calcular o consumo de combustível e escolher a melhor opção, é importante considerar os seguintes aspectos:

  • Eficiência energética do veículo: Verifique o consumo de combustível em quilômetros por litro (ou por metro cúbico, no caso de GNV). Quanto maior a eficiência, menor será o consumo e, consequentemente, menor será o custo de combustível;
  • Preço do combustível: Analise o preço do litro ou metro cúbico dos diferentes tipos de combustível disponíveis. Compare os preços e leve em consideração a disponibilidade dos combustíveis em sua região;
  • Considerações ambientais: Além do custo, leve em conta o impacto ambiental dos combustíveis. Alguns combustíveis, como o etanol ou o GNV, podem ter menor emissão de gases poluentes, contribuindo para a sustentabilidade.

Além disso, realizar cálculos simples para estimar os gastos com combustível antes de uma viagem ou trajeto ajuda a ter uma previsão dos custos e a tomar decisões mais conscientes em relação ao consumo de combustível.

No final das contas, é importante sempre ter todos os parâmetros em mãos para analisar o que pode compensar mais para a empresa.

Gasolina x Álcool

Ao decidir abastecer entre gasolina ou álcool, é importante comparar os preços dos dois combustíveis. Divida o valor do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina para obter um quociente. Caso o resultado seja igual ou menor que 0,70, vale a pena optar pelo álcool. Por outro lado, se o número for maior que 0,70, é mais econômico abastecer com gasolina.

Essa relação de 0,70 como ponto de referência é estabelecida devido à menor eficiência do álcool em relação à gasolina, que pode chegar a até 30%. 

Suponhamos que o preço do litro do etanol seja R$ 3,20 e o da gasolina seja R$ 4,50. Nesse caso, o cálculo correto seria: R$ 3,20 (etanol) ÷ R$ 4,50 (gasolina) = 0,71. Portanto, considerando o resultado de 0,71, ainda seria mais econômico abastecer com gasolina, uma vez que o quociente é superior a 0,70.

Assim, ao comparar os preços dos combustíveis e considerar a menor eficiência do álcool, o cálculo do quociente proporciona uma orientação prática para escolher o combustível mais econômico, levando em conta as condições de mercado.

Quando o GNV vale a pena?

O uso do GNV (Gás Natural Veicular) pode oferecer um rendimento superior em relação aos demais combustíveis. Em geral, o metro cúbico de GNV rende cerca de 20% a mais do que a gasolina e até 70% a mais do que o etanol. Essa diferença resulta em uma maior eficiência energética e contribui para uma economia significativa no consumo.

Considerando o rendimento superior do GNV, esse combustível pode ser uma opção interessante para motoristas que desejam obter uma maior eficiência energética e reduzir os custos com combustível ao longo do tempo.

No entanto, é fundamental analisar outros fatores, como os custos de instalação do kit de conversão, manutenções futuras e as desvantagens associadas ao uso do GNV, antes de tomar uma decisão.

O que podemos fazer por você e por seus veículos?

Disponibilizando informações precisas e seguras, a Edenred oferece uma ferramenta que vincula o cartão de abastecimento à placa do veículo. Assim, todas as informações como gasto mensal, semanal, diário, quilometragem dos veículos, entre outras, são disponibilizadas em um moderno sistema e ficam disponíveis para controle e consulta do gestor de veículos.

Além disso, o sistema ainda possibilita parametrizar as regras de utilização do cartão. Ou seja, é possível definir horários e dias para utilizar o benefício e até mesmo definir o valor que será liberado para o motorista realizar o abastecimento.

Como se não bastasse, ainda é possível contar com uma rede de parceiros que possibilita identificar os postos de combustível com os melhores preços!

Conclusão

Acompanhar o consumo de combustível é de extrema importância para manter a eficiência e reduzir custos tanto para condutores individuais quanto para empresas com frotas de veículos

O controle adequado permite um planejamento mais preciso dos gastos, a identificação de padrões de consumo e a tomada de decisões embasadas. 

Diversas estratégias podem ser adotadas, como o levantamento dos veículos e motoristas, a manutenção preventiva, o planejamento de rotas, a calibragem dos pneus, o controle da quilometragem, a definição de KPIs e a utilização de sistemas de gestão de abastecimento.

A Edenred oferece soluções completas para o controle de abastecimento, fornecendo informações precisas e seguras, permitindo monitorar e controlar os gastos, a quilometragem e outros dados relevantes, que trazem economia para a empresa. Se interessou? Então, fale com um especialista ainda hoje!

Leia também:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *