Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Condições adversas da via: saiba como enfrentá-las

17 de abril de 2023 por Ticket Log em Mobilidade
condições adversas da via

Ao trafegar em vias, sempre existirão obstáculos e situações inesperadas para o condutor. Estes fatores são chamados de condições adversas, e o motorista precisa conhecê-las para saber lidar com cada uma.

Desde iluminação, clima, até fatores como o próprio veículo, outras pessoas ou a via, as condições adversas são várias e estarão presentes no dia a dia do motorista. Para que ele garanta a segurança nesses momentos, é essencial ter informações sobre cada condição, o que são e o que ele precisa para enfrentá-las.

Foi pensando nisso que trouxemos estes dados, assim como dicas de como cuidar do veículo e manter a manutenção das frotas em dia.

Neste texto você vai encontrar:

  • O que são condições adversas
  • Quais são as principais condições adversas
  • Quais as principais condições adversas da via
  • Como aumentar a segurança dos veículos da empresa

Boa leitura!

O que são condições adversas da via?

Condições adversas da via são todas aquelas situações e fatores que podem tornar a situação perigosa para o condutor. Elas podem ser uma surpresa e são uma das principais causas de acidentes entre os motoristas.

Por isso, é sempre importante conhecer quais são as condições adversas e como lidar com elas, estando sempre preparado caso elas surjam durante o trajeto.

Quais são as principais condições adversas?

As condições adversas são divididas em 6 principais categorias, e cada uma pode causar diferentes danos ou criar situações de perigo para o condutor. É importante lembrar que elas podem aparecer de forma conjunta, tornando o momento ainda mais desafiador. 

Condições adversas de iluminação

Quando se fala em condições adversas de iluminação, nos referimos tanto a fatores naturais quanto ao nível do farol de outros motoristas.

As causas naturais de iluminação são aqueles horários onde o sol bate nos olhos do condutor ou está muito forte, podendo ser: ao pôr do sol, amanhecer ou ao meio dia. 

Também deve-se levar em consideração que, dependendo da posição do carro em relação ao sol na estrada, a iluminação poderá atrapalhar e ficar diretamente no rosto do motorista.

Já aos fatores humanos, eles ocorrem principalmente à noite, quando muitos motoristas utilizam o farol alto nas rodovias. Com a luz alta diretamente na visão do condutor, ele sente a necessidade de desviar, podendo causar graves acidentes.

Condições adversas de tempo (clima)

Já nas condições adversas de tempo, falamos especialmente do clima, e nestas situações pode-se considerar vento, chuva, neblina e cerração.

Em momentos chuvosos ou de alagamento, os perigos são muitos: vão desde aquaplanagem, visibilidade reduzida, pneus com pouca aderência, até problemas com o sistema de freios, pane no sistema elétrico e paralisação do motor em consequência da quantidade de água.

Quando o clima predominante é de neblina ou cerração, a visibilidade dos motoristas diminui drasticamente, criando a possibilidade de acidentes.

Por fim, os riscos do vento estão principalmente em sua capacidade de deslocar veículos e causar descontrole e perda de estabilidade. É importante salientar que automóveis mais altos, tais como vans e kombis, recebem mais interferência do vento.

Condições adversas de trânsito

Quando falamos em condições adversas de trânsito, são aquelas que envolvem outras pessoas. Dentre elas estão o congestionamento entre veículos, tráfego intenso de veículos pesados (como caminhões), aglomeração de pedestres (multidões, shows, carnaval) e comportamento imprudente ou agressivo de outros motoristas.

Tais situações estão fora do controle do condutor, e o mesmo deve aplicar uma direção segura para lidar de forma calma e concentrada. É importante lembrar que a paciência é o melhor aliado em diversas horas, especialmente no trânsito.

Condições adversas do veículo

Já para as condições adversas do veículo, estão as situações que envolvem principalmente a manutenção do mesmo, mas também fatores como excesso de carga, passageiros, confusão entre os ocupantes e até o transporte inadequado de animais.

Estas podem ser evitadas pelo condutor através de cuidado e visitas regulares na oficina, assim como manter-se atento às regras e buscar não sobrecarregar o veículo.

Condições adversas do condutor

Em relação às condições adversas do condutor, entram todas aquelas que se relacionam com a saúde do mesmo

Por exemplo, afetam a direção o uso de medicamentos que podem alterar a atenção ou percepção, emoções fortes como nervosismo, euforia, ansiedade, preocupação ou estresse, o cansaço, sono ou fadiga, condições psiquiátricas que se manifestam de formas diferentes e a utilização de drogas lícitas ou ilícitas.

Esses fatores podem ser evitados pelo motorista, especialmente se ele já tem ciência de alguma condição que afete a sua capacidade de direção.

Condições adversas da via (pista)

Por fim, nas condições adversas da via, estão aquelas que dizem respeito ao estado de conservação do local. Dentre elas, encontram-se fatores como falta de acostamento e sinalização, buracos, drenagem deficiente, erros de projetos ou desníveis.

Tais situações também estão fora do alcance do condutor, especialmente se fazem parte de uma via desconhecida, não sendo possível antecipar e se preparar para situações adversas.

Quais as principais condições adversas da via?

As condições adversas da via são aquelas que podem pegar o condutor de surpresa, visto que a situação da pista pode mudar ao longo do tempo, e imprevistos surgirem durante o trajeto. 

É importante conhecer quais são as mais recorrentes, para entender como agir em cada situação.

Sinalização inadequada

A condição adversa de sinalização inadequada é aquela que falha em pontos como placas de velocidade, indicações de curvas, perigos de animais na pista, deslizamentos, proibição de ultrapassagens e, inclusive, má conservação das mesmas.

É comum em algumas rodovias o condutor se deparar com placas pichadas, caídas ou cobertas por vegetação.

Aclives/declives acentuados

Aclives e declives acentuados são aquelas subidas ou descidas bruscas, que podem prejudicar o carro ou causar acidentes mais graves. Eles exigem controle do motorista e também conhecimento sobre como lidar com cada situação, visto que em declives acentuados, por exemplo, corre-se o risco de problemas com freios.

Obstáculos naturais

Já a condição de obstáculos naturais se trata de fatores que fogem do controle humano, mas que podem ser contornadas. 

Dentre elas, estão a vegetação invadindo a pista e prejudicando a visibilidade dos motoristas, a chuva forte, o vento, a neblina e a cerração.

Falta de acostamento

A falta de acostamento em uma via pode ser muito prejudicial para todos os motoristas que trafegam por ali, visto que qualquer pessoa pode sofrer um imprevisto e ter que parar. 

O acostamento é um lugar seguro para fazer isso, especialmente em casos de falta de gasolina, pneu furado ou quaisquer outros problemas que possam afetar o veículo.

Sem um acostamento, no caso de um imprevisto, pode-se formar um congestionamento na via, além de colocar o motorista em uma situação de risco, já que ele precisará recorrer a alternativas perigosas.

Erros de projetos

Os erros de projetos são aqueles que dizem respeito à engenharia da pista. Raios de curva mal calculados, que tendem a jogar os veículos para fora da pista, faixas mais estreitas que o normal, canteiros mal projetados são alguns dos exemplos dessa condição adversa.

Desníveis na pista

Um dos grandes responsáveis por causar acidentes nas vias, os desníveis prejudicam a condição do motorista de diferentes formas: estragos no carro, perda de controle, em dias chuvosos podem acumular água na pista e resultar em aquaplanagem dos condutores, freadas bruscas e até congestionamentos.

Junto dos desníveis, pode-se citar também as lombadas e ondulações mal colocadas ou mal conservadas.

Má conservação da via

Outro grande problema das vias e sua má conservação são os buracos. Além de causarem transtornos aos motoristas, também são responsáveis por acidentes, danos no veículo e criação de filas nas vias.

Os buracos também apresentam um grande perigo para os condutores em dias de chuva, pois ao se encherem de água, não é possível saber a dimensão ou profundidade do mesmo, podendo causar acidentes graves e até perda total do carro.

Pista escorregadia

Em vias mal projetadas, com buracos ou falta de drenagem suficiente no asfalto, é comum observar um acúmulo de água na pista. Este acúmulo também é um grande responsável por acidentes, pois torna a pista escorregadia e dificulta a aderência dos pneus no asfalto.

Obras na pista

Outra condição adversa da via são as obras na pista. Apesar de muitas vezes serem sinalizadas, ainda é possível observar condutores desrespeitando os avisos e acabarem se envolvendo em colisões ou gerando danos nos carros.

As obras na pista também podem criar filas, congestionamentos e estresse para os condutores, especialmente em lugares que só possuem uma pista para ir e outra para voltar, o que acaba bloqueando ambos os sentidos.

Travessia de animais

Por fim, uma condição adversa de via que exige muita atenção, pois está fora do alcance do condutor e ocorre inesperadamente, é a travessia de animais. Em muitos casos, haverá sinalização na pista, mas é importante estar sempre de olho.

Animais de pequeno ou grande porte podem cruzar a via a qualquer momento, em qualquer horário, por isso, deve-se estar atento e preparado. Lembre-se sempre de sinalizar antes de parar ou desviar de forma que não cause acidentes, procurando prezar pela fauna nativa.

Como aumentar a segurança dos veículos da empresa?

como prevenir as condições adversas da via

As condições adversas são imprevisíveis e podem acontecer a qualquer momento, portanto, tanto o motorista quanto o veículo devem estar em boas condições para que consigam enfrentar as situações impostas de modo seguro e ágil.

E para que o carro esteja sempre em dia, é importante que a revisão seja feita de forma regular. Dessa forma, é mais fácil detectar problemas de antemão e reduzir custos (e acidentes!) para o condutor ou para a empresa.

Para quem tem frota, contar com uma solução que permita gerenciar os carros em oficinas, manter um controle de disponibilidade, históricos e ter uma rede credenciada para auxiliar, faz toda a diferença.

Com a gestão de manutenção da Edenred, toda a jornada do veículo fica conectada em um só lugar, e o gestor pode controlar e acompanhar em tempo real cada um dos processos.

Fale com um especialista!

Conclusão

Para ter uma viagem tranquila, é preciso muito mais do que atenção: conhecer as condições adversas da vida que podem surgir ao longo do trajeto e, principalmente, ter o veículo com a manutenção em dia são essenciais para garantir a segurança do motorista e de todas as outras pessoas que trafegam pelo local.

Agora é hora de prestar atenção na sua frota e ficar de olho na manutenção dos veículos, assegurando o bem-estar de todos os envolvidos. 

Você também vai gostar de ler:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *