Gestores conferindo Check List Veicular

Check-list veicular para uma gestão de frotas mais eficiente

3 de dezembro de 2019 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Voltar 0

Toda empresa que possui uma frota de veículos e quer garantir melhor desempenho, economia e tempo com os carros rodando, precisa de uma boa gestão de frotas. Para isso, é preciso dedicação, foco e planejamento. 

Quanto a isso, um check-list veicular poderá ajudar você a não esquecer de nada na hora de controlar o que acontece com sua frota. Abaixo, alguns itens que não podem ser esquecidos!

Controle de custos [✓]

A primeira dica para um check-list eficiente é pensar com clareza quais serão os custos de cada veículo. Para isso, considere a quilometragem rodada, combustível, desgastes e possíveis consertos no carro.

  • Dica: com recursos que ajudam na gestão de frotas, como os cartões combustível, fica mais fácil prever o custo do litro de combustível, sabendo o valor médio dos postos em que seus motoristas irão abastecer e também performance/desempenho do km por litro do veículo.

Manutenção [✓]

Um bom desempenho da sua frota de veículos está ligado com a manutenção e revisão em dia, evitando possíveis problemas e, consequentemente, garantindo que nenhum compromisso atrase. Por isso, é importante estar atento a dois fatores: a frequência e necessidade de manutenção.

A frequência vai depender diretamente do uso do veículo. O ideal é que sejam feitas as revisões programadas do carro, seguindo a quilometragem especificada ou o tempo de uso (que geralmente são 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados no hodômetro). Assim, você garante que a necessidade de manutenção corretiva seja menos frequente, com pequenos reparos feitos quando identificado algo na revisão.

A revisão veicular deve ser feitas também antes de grandes viagens, garantindo melhor eficiência do carro na estrada,  e assim.

Para mais dicas sobre o tema, veja nosso post sobre manutenção de veículos e cuidados com a frota!

Visão geral da frota e por veículo [✓]

Outra forma de garantir uma gestão de frota mais eficiente é observar alguns fatores por veículo e então somar esses dados para ter uma visão geral dos gastos médios da frota da empresa. Assim, é importante estudar os seguintes pontos:

  • Litros consumidos
  • Preço por litro (R$)
  • Km rodado
  • Custo por km rodado (R$/km)
  • Km rodado por litro  (km/l)

Tendo esta noção de gastos por veículo, é possível acompanhar a linha de custos totais da empresa e planejar melhor o orçamento Com isso, você consegue usar o melhor da sua frota de forma mais eficiente.

Como deixar o checklist e a gestão de frotas mais eficientes

Se você está buscando por uma forma mais eficiente de fazer sua gestão de frotas, contar com a Ticket Fleet é uma ótima ideia. O sistema que torna sua gestão mais fácil, garante o acompanhamento de performance e controle  de custos. Ele garante:

  • Criação de regras para utilização do cartão, reduzindo despesas;
  • Pagadoria unificada;
  • Ideal para controle e tomada de decisões estratégicas.

Assim, você tem toda a assistência necessária para pensar uma gestão de frota de fato funcional e eficiente. Tenha este  check-list veicular de maneira automatizada e digital através da Ticket Fleet e não perca tempo para tornar sua gestão mais eficiente e com mais ganhos.

Conheça mais a Ticket Fleet e como ela pode melhorar sua gestão! 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *