Mulher fazendo o cálculo de combustível

Tudo que você precisa saber sobre cálculo de combustível

7 de janeiro de 2020 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Voltar

É consenso entre gestores de frota que, para implementar um controle de veículos eficiente, o cálculo de combustível é essencial.

Por ser responsável por uma quantidade considerável de despesas, o abastecimento deve ser sempre um ponto de atenção na hora de planejar o orçamento. Entretanto, o barato às vezes pode custar caro, o que torna necessário saber quando e onde economizar.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um guia completo de cálculo de combustível. Assim, você tem tranquilidade na hora de estimar os gastos com abastecimento, com a certeza de que está reduzindo custos sem perder em qualidade. Dá uma olhada!

O que é a política de preço do combustível?

O principal fator que influencia o preço do litro é a determinação da Petrobras (leia mais no site da Petrobras). Isso porque a empresa representa a principal fonte de produção e distribuição de combustível no país, fazendo com que o governo, seu principal acionista, tenha voz ativa na definição desses valores.

É por isso, inclusive, que os índices brasileiros não seguem as oscilações de preço do barril de petróleo que acontecem no mercado internacional. Se você conta com o auxílio das soluções da Ticket Log na sua gestão de frotas, não precisa se preocupar com o acompanhamento dessas variações.

O Índice de Preço Ticket Log avalia os abastecimentos feitos com os cartões a nível nacional, possibilitando a realização de estudos de custo para alertar quando o preço por litro está muito alto, por exemplo.

Esse é um dos motivos pelos quais você pode deixar a gestão de combustível com a Ticket Fleet, nossa solução de gestão de frotas mais completa — você pode conferir outros bons motivos clicando no link acima.

Como fazer o cálculo de combustível

Agora vamos ao que mais importa: um passo a passo completo para que você possa fazer o cálculo de combustível da sua frota de maneira completa e eficiente! Vamos começar?

Variáveis do cálculo de combustível

Antes de tudo, é necessário pensar nas circunstâncias em que os veículos serão usados. Isso inclui:

  • Distância total do trajeto: incluindo ida, paradas e volta;
  • Rota: qual trajeto será usado para chegar ao destino e voltar;
  • Condições da via: em vias com pouca manutenção, é necessário fazer mudanças bruscas de velocidade, o que aumenta o consumo de combustível;
  • Horário de deslocamento: durante horários de pico, o condutor pode pegar engarrafamento, o que também acaba diminuindo o índice de km/l.

Tendo essas informações reunidas, você consegue ter um panorama mais detalhado de como os veículos estão sendo utilizados, para então traçar a melhor estratégia e otimizar o consumo de combustível.

Fatores que aumentam o consumo

Para realizar o cálculo de combustível de maneira correta, o veículo deve estar em suas melhores condições de consumo. Entretanto, há alguns fatores que podem deteriorar esse índice, fazendo com que você gaste mais do que precisa e não saiba o potencial da sua frota. Veja alguns:

  • Carência de manutenção: com falhas que impedem o funcionamento pleno do veículo, a tendência é que o consumo de combustível seja mais alto do que o ideal;
  • Imprecisão na calibragem: por serem as únicas superfícies do carro que entram em contato com o chão, os pneus devem estar em ótimo estado para não influenciarem no consumo;
  • Desalinhamento das rodas: tanto para economizar combustível quanto para evitar acidentes, manter as rodas sempre alinhadas é essencial.

Como fazer o cálculo de combustível manualmente

Na hora de calcular o combustível, uma das opções é fazê-lo de forma manual. A fórmula é simples: é só dividir o número de quilômetros rodados pela quantia de litros de combustível gastos. Entretanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados durante todo o processo de abastecimento e rodagem:

  • Primeiro, é preciso completar o tanque do carro, sem esquecer de anotar a quantidade de litros abastecidos e a quilometragem no momento do abastecimento;
  • Depois, é só rodar com o veículo até que o tanque esvazie novamente;
  • Na hora de abastecer, anote novamente a quilometragem do carro.

Exemplo: se você abasteceu o tanque com 35 litros de combustível e percorreu 420 quilômetros, o veículo fez 12 km/l. Em veículos com função trip, fazer esse cálculo fica ainda mais fácil, pois é possível utilizar esse recurso do computador de bordo que age como um odômetro parcial.

Outra vantagem é descobrir a autonomia do veículo: ou seja, quantos quilômetros você pode percorrer sem ter que abastecer. Isso é especialmente útil na hora de considerar viagens de longa distância, por exemplo.

Como fazer o cálculo de combustível automático

Se você trabalha com gestão de frotas, é imprescindível optar por fazer o cálculo de combustível de maneira automática. Isso porque, com um número de veículos muito grande, a tarefa pode se tornar excessiva e ocupar muito mais tempo do que deveria.

Para gestores que prezam a eficiência, a melhor opção é a Ticket Fleet, solução da Ticket Log da qual já falamos nesse post. A plataforma automatiza o cálculo de combustível e dispõe os resultados de maneira simplificada, auxiliando na hora de tomar decisões estratégicas.

Além disso, com o apoio da Ticket Fleet no seu dia a dia, você ainda pode aproveitar várias outras vantagens. Olha só:

  • Painel de gestão para acompanhar a performance de veículos e condutores;
  • Centralização do pagamento em um único fornecedor;
  • Criação de parâmetros para regular o uso dos cartões;
  • APP Sou Log para ajustes em tempo real.

Agora que você já conhece a importância do cálculo de combustível e já sabe por onde começar, que tal escolher a modalidade mais conveniente para você e botar a mão na massa?

Esperamos que nossas dicas ajudem a tornar seu dia a dia tranquilo e produtivo, com mais tempo para se dedicar a realizar seu trabalho com excelência. Até a próxima!

0
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *