Esteja preparado para a Black Friday Fechar

Esteja preparado para a Black Friday

Conheça as soluções da Edenred Ticket Log

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigado! Em breve, entraremos em contato.

Voltar

Black Friday no Brasil: o que esperar em 2023?

28 de outubro de 2023 por Ticket Log em Gestão de Frotas
black friday no Brasil

A Black Friday é um evento anual de compras após o feriado de Ação de Graças, oferecendo grandes descontos para os consumidores, que aproveitam as ofertas para economizar em compras de Natal.

A Black Friday é um evento de vendas que surgiu nos Estados Unidos no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, celebrado na quarta quinta-feira de novembro. 

Na última sexta-feira do mês, as lojas oferecem grandes descontos e promoções para atrair os compradores, marcando o início da temporada de compras de fim de ano. 

A Black Friday no Brasil também se tornou popular. Muitas empresas oferecem descontos significativos em uma série de produtos e serviços. E, em alguns casos, essas promoções podem durar o mês inteiro. 

Isso é reflexo da alta lucratividade que o evento oferece, uma vez que ele impulsiona o faturamento das empresas, ajuda a injetar dinheiro na economia e  cria empregos temporários para atender à demanda sazonal.

Diante desse cenário, é natural que agências de pesquisas de mercado compartilhem dados que podem trazer uma série de insights para quem deseja se preparar para atrair o público e oferecer uma experiência positiva de vendas.

Se você quer aproveitar ao máximo o evento, vai gostar de conferir as informações a seguir.

Aumento da expectativa de compras

Um estudo realizado pela MField revelou que houve um crescimento de 32,2% de brasileiros que pretendem comprar na Black Friday 2023. A expectativa é que 75,6% dos consumidores aproveitem as ofertas.

Esse aumento substancial reflete a vitalidade do mercado brasileiro e sugere uma crescente conscientização sobre as vantagens de aproveitar as oportunidades oferecidas durante o evento. 

O momento é propício para que varejistas e marcas inovem e desenvolvam estratégias de vendas e promoções para atrair esse público entusiasmado.

Leia também: 7 dicas para uma gestão financeira eficiente

Lojas online serão o canal de maior fluxo de vendas

Ainda de acordo com a MField, 56,7% das pessoas afirmaram que comprarão produtos em e-commerce. Isso se deve, entre outras coisas, à facilidade de comparação de preços para encontrar as melhores ofertas online. 

Em contrapartida, 18,6% dos brasileiros disseram que vão alternar entre compras em lojas online e físicas. Por fim, 3,9% comprarão exclusivamente em lojas físicas.

Perfil do consumidor da Black Friday no Brasil

Com base na pesquisa realizada pela RTB House, os consumidores estão cada vez mais focados em critérios de qualidade e preço. Isso sugere que os brasileiros estejam dispostos  a gastar mais em produtos de maior durabilidade.

Outro ponto a ser considerado diz respeito à lembrança de marca. Nesse cenário, 63% dos compradores dão preferência a empresas que compartilham seus valores e crenças.

Além disso, durante a Black Friday de 2022, um terço dos consumidores brasileiros que compraram produtos optaram por fazê-lo através de aplicativos. Vale dizer que 86% dos compradores continuaram a utilizar os apps mesmo após o evento.

Esse dado demonstra, não apenas a conveniência da plataforma, mas também a capacidade dos aplicativos de manter os usuários engajados após a Black Friday. 

Produtos mais procurados durante a Black Friday no Brasil

Durante a Black Friday, com base em uma pesquisa realizada pela Globo, 24% dos consumidores planejam adquirir um celular ou smartphone durante a Black Friday de 2023. A maioria pretende pagar com cartão de crédito (60%) ou Pix (38%).

Os televisores, especialmente os modelos inteligentes que possibilitam acesso à internet e serviços de streaming, também serão muito procurados.

Itens como fogões, aparelhos de ar-condicionado, batedeiras, lavadoras, geladeiras e aspiradores de pó costumam atrair compradores com descontos significativos.

A demanda por produtos de informática permanece alta devido ao aumento do trabalho e estudos remotos. A venda de notebooks, fones de ouvido, impressoras, monitores, tablets e roteadores de internet estará em alta no evento.

Além disso, o setor de moda e vestuário registra crescimento nas vendas online, com ênfase em itens como calças jeans ou de moletom, camisetas, peças íntimas e roupas leves para o verão.

Também terão destaque produtos como shampoos, condicionadores, cremes corporais, óleos reparadores de pontas, maquiagens e protocolos de tratamento capilar.

Expectativas do setor logístico para a Black Friday no Brasil

Mais da metade dos brasileiros fará compras pela internet. Sendo assim, para lidar com o aumento substancial no tráfego, vendas e entregas, é essencial que empresas realizem um planejamento orçamentário assertivo, com foco na gestão de logística.

O objetivo principal é garantir que as entregas sejam eficientes e rápidas, permitindo que o consumidor receba seu pedido no prazo solicitado, com um custo de frete justo. 

Leia também: Indicadores para gestão de frotas: otimize seu controle

Por isso, é importante otimizar opções flexíveis de frete e estabelecer parcerias sólidas com empresas de transporte. Apoiar-se na eficiência logística com o auxílio da tecnologia contribui para o sucesso das operações de comércio eletrônico.

E isso passa pela gestão inteligente de frotas. Para garantir que sua empresa esteja preparada para a Black Friday e possa atender a demanda crescente de entregas, é fundamental ter um bom controle de abastecimento, além da disponibilidade dos veículos, através de uma gestão de manutenção.

Com as soluções oferecidas pela Edenred Ticket Log, é possível centralizar pagamentos em uma única fatura e automatizar a coleta de notas fiscais, simplificando gestão operacional, financeira e fiscal, além de permitir economia e segurança para a empresa.

Conclusão

Como você notou, a Black Friday no Brasil continua a consolidar-se como um dos eventos mais aguardados, tanto pelos consumidores quanto pelos varejistas. 

É evidente que as mudanças no comportamento do consumidor e a crescente demanda por compras online estão moldando o futuro das vendas e das operações logísticas. 

Empresas que investem em tecnologia e parcerias sólidas na gestão de suas frotas estão em melhor posição para atender às expectativas dos clientes e alcançar o sucesso no mercado.

Conte com a Edenred Ticket Log como parte de sua estratégia para a Black Friday, e esteja equipado com as ferramentas necessárias para garantir entregas rápidas e confiáveis durante esse período.

Você também pode gostar de ler:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *