Quero conhecer! Fechar

Quero conhecer!

Preencha o formulário abaixo e solicite um orçamento

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigada! Em breve entraremos em contato.

Voltar

Como controlar o abastecimento de combustível da empresa

1 de maio de 2023 por Ticket Log em Abastecimento
Controle de Abastecimento de Combustível

O controle de abastecimento de combustível vai ajudar você a entender melhor os parâmetros da sua frota, assim como auxiliar no planejamento orçamentário futuro, preparando a sua empresa para o crescimento sustentável.

Para enfrentar os desafios de gerenciar o abastecimento de combustível é importante contar com soluções que ofereçam tecnologia adequada para o controle dos veículos, proporcionando segurança, economia e informações para a tomada de decisão.

Neste texto você vai encontrar:

  • O que é o controle de abastecimento de combustível
  • Qual a importância de fazer o controle de abastecimento de combustível
  • Vantagens do controle de combustível de frota
  • Principais indicadores do controle de abastecimento
  • Como fazer o controle de abastecimento de combustível
  • Automatize o controle de abastecimento de combustível da sua empresa
  • Controle de abastecimento de combustível Edenred

Boa leitura!

O que é o controle de abastecimento de combustível?

O controle de abastecimento de combustível vai muito além de uma análise de relatórios e planilhas: é um conjunto de ações cujo objetivo é estabelecer parâmetros para o controle de combustível para toda a frota, pensando na redução de custos e otimização das operações na empresa.

Para realizar este processo, os gestores podem contar com sistemas de gestão inteligentes, capazes de mostrar o consumo médio de cada veículo, monitoramento de manutenção, dentre diversas outras facilidades que auxiliarão na tomada de decisões.

Qual a importância de fazer o controle de abastecimento de combustível?

Em tempos onde os preços dos combustíveis estão em constante oscilação, é muito importante estar atento à economia, e isso não depende apenas do gestor: é também uma responsabilidade do condutor.

Além disso, busca-se uma redução de custos para a empresa, e para isso, os recursos devem ser bem utilizados e alocados. Através do controle de abastecimento, esta possibilidade se torna possível, visto que um planejamento pode ser criado contendo os mais diversos dados, como: os modelos de veículos presentes na frota, os combustíveis utilizados, as quilometragens rodadas e até mesmo o comportamento dos condutores.

Através das informações levantadas com o controle, pode-se traçar um plano de gastos futuros mais certeiro, assim como ter noção de quando a frota poderá e deverá ser renovada.

Vantagens do controle de combustível de frota

Além do abastecimento eficiente, o controle de abastecimento de combustível traz diversos outros benefícios para a empresa, gestores e até mesmo condutores.

Redução de custos

Com todas as informações necessárias, a empresa começará a economizar no combustível, pois seus motoristas passarão a abastecer de maneira eficiente, visto que terão as informações corretas que levam em consideração modelo, quilometragem e trajeto que o veículo realizará.

Também, com o histórico gerado, os gestores terão registros completos para poderem traçar planos mais certeiros no futuro.

Mais eficiência

O controle de combustível permite que o veículo seja abastecido de forma a oferecer uma melhor performance, utilizando o combustível correto que o fará render mais. 

Além disso, o controle completo proporciona ao gestor uma visão mais ampla sobre o motorista, podendo analisar seus comportamentos no trânsito.

Com o abastecimento correto, os automóveis poderão realizar mais viagens percorrendo distâncias menores, e, consequentemente, gerando mais economia.

Melhores decisões

Além de afetar positivamente a redução de gastos e aumento da produtividade, o controle de abastecimento causa melhorias em todo ecossistema da empresa. 

Isso é possível, pois, os dados armazenados criam um histórico para a organização, útil em processos decisórios.

Projeção de gastos

Com as informações coletadas da frota, além dos mais diversos relatórios, o gestor está munido para fazer o planejamento orçamentário futuro, levando em consideração os mais diversos detalhes.

Com um relatório bem embasado, as probabilidades de imprevistos e prejuízos financeiros diminuem drasticamente.

Identificação dos hábitos de abastecimento

Através do controle de combustível adequado, o gestor poderá entender os hábitos de abastecimento de cada motorista, identificando se existe uma programação ou padrão, como por exemplo, condutores que abastecem apenas quando o tanque está em níveis baixos ou quase vazios.

Tendo estas informações, o gestor poderá levar em consideração gastos futuros com manutenção, já que tais atitudes prejudicam o motor do carro. 

Também conseguirá estabelecer parâmetros para os motoristas, como evitar o abastecimento em estabelecimentos com preços mais elevados ou uso do dinheiro reservado ao abastecimento para pagamentos de outros produtos, por exemplo.

Principais indicadores do controle de abastecimento

Para estar sempre atento ao controle de abastecimento, é preciso analisar cuidadosamente alguns indicadores muito importantes, que vão mostrar os caminhos a serem seguidos para alcançar o objetivo.

Condição do veículo

Antes de tudo, é preciso saber como se encontra o estado de conservação dos carros da sua frota. Leve sempre em consideração o modelo, idade de cada um e há quanto tempo estão rodando.

É perfeitamente normal que o veículo se desgaste com o tempo, e com isso, exija mais esforço do motor, consequentemente consumindo mais combustível.

Tipo de combustível

Esteja atento aos combustíveis utilizados, especialmente quando a sua frota possuir veículos flex, que consomem álcool e gasolina

Estes modelos rendem, em média, 30% menos com álcool do que com gasolina, o que exige mais abastecimento, e, portanto, pode custar mais caro.

Também, abasteça com combustíveis certificados, os quais você saiba a procedência. Muitas vezes combustíveis adulterados e menos puros podem causar danos a curto e longo prazo no motor.

Rotas e trajetos

Mesmo que o condutor realize a mesma jornada todos os dias, é importante que este item também seja considerado durante a análise e controle de abastecimento. 

Isso porque condições adversas da via podem exigir mais paradas e maior esforço do motor, consumindo mais combustível, além de poder ser responsáveis por acidentes ou necessidade de manutenção constante.

Leia também: Maio Amarelo: curta o tempo, valorize a vida!

Por isso, ao criar um novo plano, o gestor deve levar em consideração cada trajeto, buscando sempre as melhores opções e também as mais seguras.

Carga

Quando se é falado em carga, o pensamento vai direto para a quantidade, buscando não exceder os limites, mas também deve-se analisar a distribuição da mesma no veículo.

Portanto, o gestor deve pensar de forma estratégica na distribuição, compatibilidade, suporte e demanda para cada automóvel e trajeto.

Tipo de condutor

Por fim, deve-se lembrar que a forma que o condutor se comporta no trânsito também é responsável por diminuir ou aumentar os custos com combustível para uma empresa. 

Trocas de marcha constantes, paradas, freadas e afins consomem energia do motor, que necessitará ser abastecido constantemente.

Por isso, com o auxílio da telemetria e até mesmo dos rastreadores veiculares, é possível criar planos de ação que ajudarão a transformar o comportamento do motorista e diminuir os custos com abastecimento.

Como fazer o controle de abastecimento de combustível?

Para realizar o melhor controle de abastecimento possível para a sua frota, é necessário reunir as mais diversas informações, além de acompanhar constantemente os indicadores citados acima.

Depois, analise os dados sobre os motoristas da sua frota, comportamentos de trânsito, os automóveis utilizados, e compare com as informações obtidas da frota.

Agora, você terá um maior conhecimento sobre o que está acontecendo e o que precisa ser resolvido de imediato, podendo traçar um plano estratégico concreto de melhorias para todos.

Invista em um rastreador veicular

Você sabia que os rastreadores veiculares passam muito mais informação do que apenas a localização?

Sistemas mais modernos já contam com a integração para plataformas de gestão e telemetria, onde é possível que o gestor receba constantemente informações como o tempo que o carro ficou parado, a rota seguida, a velocidade que o condutor adotou e as vezes em que abasteceu.

Tendo estes dados, fica muito mais fácil realizar o controle de abastecimento da frota, e ter uma visão completa do que está acontecendo.

Não se esqueça da manutenção

Estar com o carro em dia é um importante fator que influencia na economia de combustível, portanto, não deixe para realizar a manutenção só quando algum problema ocorre. 

Planeje-se para manutenções preventivas para que os veículos da frota estejam sempre em bom estado, evitando um consumo excessivo de combustível.

Invista em planejamento

Está cheio de informações e dados, mas não sabe como analisá-los ou criar um planejamento para o futuro da frota? É hora de investir em um sistema de gestão de abastecimento para auxiliar neste processo.

Automatize o controle de abastecimento de combustível da sua empresa

Para adotar um controle de abastecimento automatizado, é só buscar pela solução que mais combina com o que você procura e seus objetivos. Já existem diversas opções no mercado!

Depois de adquirir o serviço, é necessário configurar os cartões com os limites, tipos de combustível permitidos e outras personalizações que a sua empresa desejar. 

Em seguida, é só esperar os dados começarem a chegar quando os condutores utilizarem os cartões, recebendo as informações em relatórios em tempo real, acessíveis também por aplicativos de celular.

Leia também: Sou Log+, sua nova plataforma de gestão

Benefícios de automatizar o abastecimento de combustível

Atualmente, grande parte dos processos do dia a dia já são automatizados, gerando mais tempo para todos e diminuindo o consumo de recursos, como o papel. Automatizar o seu sistema de abastecimento pode garantir para a empresa:

  • Otimização de tempo: já que o processo é automático, a sua equipe poderá aproveitar o tempo melhor, focando no que realmente é necessário.
  • Redução de despesas com combustível: com os limites previamente estabelecidos, os custos desnecessários são eliminados.
  • Transparência nos gastos: por meio do sistema de controle de abastecimento de combustível, é possível acompanhar o histórico, saldo, gastos, faturas, emitir relatórios e muito mais.
  • Segurança: a automação ajuda a evitar fraudes, erros humanos em cálculos e possibilita também o bloqueio do cartão em casos de atividade suspeita, perda ou roubo.

Controle de abastecimento de combustível Edenred

Conte com uma ferramenta completa para auxiliar no seu controle de abastecimento de combustível. 

Com as soluções para gestão de veículos da Ticket Log, empresa do grupo Edenred, você tem acesso a informações estratégicas em tempo real, além de contar com a inteligência artificial auxiliando em processos que visam reduzir custos e aumentar a disponibilidade da frota.

Leia também: O que o Chat GPT tem a ver com a gestão de frotas?

A Ticket Log ainda oferece uma ampla rede de postos credenciados para abastecimento, centralização dos pagamentos em uma única fatura,  relatórios completos de gastos e consumo de combustível, + de 30 regras de utilização e comparativos entre os motoristas.

Além disso, você também tem acesso a plataforma Sou Log+, onde poderá acompanhar todos os gastos e informações da frota na palma da mão, podendo tomar decisões como bloqueios, alertas, ajuste de limites e até mesmo solicitar relatórios comparativos.

Simule agora e contrate online, sem burocracia! Ou, se preferir, entre em contato com um especialista para saber mais.

Você vai gostar:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 2 comentários

  1. Marcio l disse:

    nã consigo visualizar o km do ultimo abastecimento do cartão ????? vcs sabe informa o que houve?

    • Ticket Log disse:

      Olá, tudo bem? Para aumentar ainda mais a segurança dos nossos clientes, retiramos a informações de km rodado exibida no extrato do app Minha Mobilidade. Caso você necessite da informação, poderá acompanhar através do hodômetro do veículo ou falando com o seu gestor.