Cuidar da gestão financeira de uma empresa é um processo que demanda muita atenção e disciplina, além de ser um trabalho bem minucioso. Por ser um procedimento vital para a saúde da empresa, existem diversos detalhes que devem ser tratados com toda a atenção do mundo, a fim de evitar qualquer dano ao patrimônio.
A seguir listamos 5 erros na gestão financeira que você deve fugir para manter tudo em ordem na sua empresa. Confira!

1. Não atualizar o fluxo de caixa

Este é um dos erros mais comuns nas empresas. Não atualizar o fluxo de caixa no momento em que as entradas e saídas de dinheiro acontecem, pode fazer com que algum dado ou conta se perca, acarretando em problemas inesperados.

Além disso, com o fluxo de caixa em ordem, é possível prever o dinheiro disponível, contas a pagar, recebimento de pagamentos, assim como outros detalhes que te auxiliam a ter uma visão macro das finanças da empresa.Portanto, tenha disciplina e procure atualizar seu fluxo assim que as movimentações de dinheiro acontecem. Nenhum dado se perde e você garante um controle preciso!

2.Não analisar os registros

Manter um fluxo de caixa organizado e atualizado gera diversos dados que podem ser analisados. Com esta gama de informações que são geradas, você tem um bom embasamento para tomadas de decisão. Não analisar os registros, não mapear os tipos de entradas e saídas de dinheiro para entender o que é previsível e o que não é, são erros graves que podem fazer você  perder dinheiro e a capacidade de se planejar.

3. Não se planejar nem estabelecer metas

Para toda empresa que age de forma estratégica e analítica, um bom planejamento é imprescindível para ter clareza nos objetivos e quais ações devem ser tomadas para que estes sejam alcançados. Saber onde se quer chegar, traçar as metas e o tempo em que quer alcançar estes objetivos, são premissas para que sua empresa realize cada um dos seus planos. Analise estes objetivos e organize entre estratégico, tático e operacional, afim de ter um planejamento claro, realista, que guie as ações da sua empresa.

4. Ignorar os custos periféricos

Sabe aqueles gastos inesperados que dificultam o controle financeiro da empresa e dão muitas dores de cabeça aos gestores? Nós os chamamos de gastos ocultos. Estes gastos são dificilmente mensurados por sempre surgirem em caráter de emergência. Um exemplo disso é o gasto com combustível e manutenção dos veículos. Se você não possui um registro destes gastos, onde seja possível mapear e analisar como eles acontecem, pode trazer dois grandes problemas para sua empresa: gastar dinheiro de forma desnecessária e sempre pegar você de surpresa.

Contar com um sistema que centralize informações sobre os seus veículos é a melhor solução para controle destes gastos. Por exemplo, ele deve indicar a performance dos veículos, postos com os melhores preços, qual o melhor combustível para seu veículo, e oferecer um plano de manutenções com uma rede de mecânicas seguras à disposição. Este tipo de solução te salva de um grande trabalho manual, ajuda a economizar e a passar longe das dores de cabeça.

5.Fazer todo controle manualmente

Fazer controles de forma manual, além de demandar muito tempo, pode fazer com que dados se percam ou não sejam tão fáceis de visualizar, atrapalhando na tomada de decisões e posicionamento estratégico do gestor.

Optar por ferramentas e plataformas que automatizam estes processos é essencial. Elas registram e centralizam as informações, fornecem relatórios e análises completas, facilitando o trabalho dos gestores e agregando à eficiência da empresa. A exemplo disso existe a solução da Ticket Log, onde você resolverá todo e qualquer problema relacionado aos veículos. O gestor tem pleno controle sobre cada detalhe dos veículos,  acesso a informações precisas em relação ao abastecimento, manutenção, condução e gastos.

Agora que você já sabe quais são os 5 erros na gestão financeira que deve fugir, basta colocar as soluções em prática! Deixe nos comentários a sua opinião sobre este artigo e quais assuntos você quer ver no blog da Ticket Log. Sua opinião é importantíssima para nós!