Falando de automóveis, remediar pode significar custos bem altos com consertos. E na maioria dos casos, estes gastos podem ser prevenidos e evitados.

Este tema é sempre bem explorado em épocas de férias, quando as pessoas tendem a pegar seus carros e cair na estrada. No entanto, deixar para pensar na manutenção veicular só nos períodos de férias pode não ser uma boa ideia. Acidentes, peças com defeito, infrações, ser “deixado na mão” são algumas das dores de cabeça que você pode ter se deixar a segurança veicular em segundo plano.

Gerir seu próprio veículo muitas vezes não é tarefa fácil. Se quando falamos de um automóvel já é complicado, imagine quem tem uma frota inteira para cuidar?

Para não se desgastar com problemas veiculares, o ideal é recorrer às diversas soluções disponíveis no mercado que lhe ajudarão com uma gestão mais preventiva dos automóveis e pouparão gastos de última hora.

Além de pensar na manutenção do veículo, quando se tem uma frota com muitos motoristas é importante conscientizar todos eles sobre a importância de uma condução adequada, respeito às leis de trânsito e cuidados com o carro.

Mas… e quando há grande rotatividade de motoristas, como no caso das locadoras de veículos? Quando não há relação com este condutor?

Bem, neste caso, é um pouco mais complexo, mas não impossível. As locadoras de veículos têm grandes frotas para gerir e devem entregar aos seus clientes carros em bom estado e que atendam suas necessidades. A gestão destes veículos nem sempre é fácil, mas, no mercado já há soluções pensadas especialmente para o segmento de locadoras.

Por exemplo, a Ticket Log lançou recentemente um sistema multiplataforma pensado especialmente para locadoras, que permite com que elas rastreiem integralmente o histórico do veículo, controlando as manutenções preventivas por meio de chamados automáticos que ocorrem através da captura de quilometragem ou até mesmo por definição de períodos.

Para que não haja dificuldades, a empresa disponibiliza uma equipe especializada que pode, inclusive, orientar a locadora sobre o melhor plano de manutenção para ela, conforme conhecimento de outros casos.

Em se tratando de automóveis há muitas variáveis que devem ser levadas em consideração para uma gestão mais eficiente e descomplicada. Por isso, ter sempre à mão uma rede de confiança e qualificada de oficinas e estabelecimentos para vistoria é tão importante.

DICA: Se sua operação é nacional ou em grande escala regionalmente mesmo, para que você não precise se preocupar com fechamentos de parcerias para atender todos os seus clientes, use a abuse de parceiros que já possuam uma rede credenciada confiável e sempre à postos para lhe ajudar.

Para que todos os dados que você coletar sobre seus veículos, de frotas empresariais ou locadoras, sejam úteis para fazer projeções e investimentos em seu negócio, ter uma gestão eficiente, fácil e rápida é fundamental.