Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Qual é o futuro dos carros elétricos?

26 de janeiro de 2023 por Ticket Log em Mobilidade
O carro elétrico será o futuro das frotas? Descubra aqui

Os carros elétricos são veículos que funcionam por meio de corrente elétrica, ou seja, uma bateria. Assim, ao invés de usar a queima de combustíveis fósseis, como o álcool ou a gasolina, os carros elétricos são abastecidos por meio da recarga da bateria – assim como fazemos com os nossos celulares. 

É fato que o mundo vem se preocupando cada vez mais com os impactos ambientais que anos e anos de transformação, desenvolvimento e consumo de materiais naturais têm deixado. 

Dentre as iniciativas da tecnologia, os carros elétricos já são uma realidade em diversos países. Mas, no cenário nacional, quando teremos esses veículos como maioria na ocupação das nossas estradas? 

Independente de qualquer coisa, pessoas e empresas vêm se preocupando em adequar produtos e serviços para atender à demanda, que está em crescimento.

Neste artigo, você vai entender: 

  • O que são os carros elétricos
  • Quantos carros elétricos tem no Brasil 
  • Tipos de carros elétricos
  • Qual é o futuro dos carros elétricos?
  • Veículos elétricos são realmente sustentáveis?
  • Frota de veículos elétricos: vale a pena?
  • Como abastecer um carro elétrico

Boa leitura!

O que são os carros elétricos

Carros elétricos são veículos que funcionam a partir de uma corrente elétrica. Para qualquer outro automóvel, é preciso um combustível fóssil, como álcool ou gasolina, para que o carro tenha energia para dar partida e rodar.

No caso do veículo elétrico, você precisa recarregar a bateria para poder circular. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo: você literalmente liga o carro em uma tomada.

Os carros elétricos funcionam a partir de quatro componentes básicos:

  • Bateria: responsável por armazenar a energia elétrica;
  • Inversor: converte a energia armazenada em corrente alternada, levada até o motor;
  • Motor de indução: o motor do carro elétrico tem seus mecanismos ativados pela eletricidade, permitindo que o veículo se movimente;
  • Sistema de recuperação de energia: uma vantagem sustentável e econômica, o sistema permite converter a energia do carro (como a que é desperdiçada em forma de calor ao frear) em energia elétrica, retornando para a bateria.

É por causa do sistema de recuperação de energia que o motorista pode viajar com um carro elétrico sem se preocupar (tanto). O desempenho do veículo é suficiente para rodar até 350 km, distância suficiente para você fazer o eixo Rio-São Paulo sem precisar recarregar. 

Quantos carros elétricos tem no Brasil 

A venda de veículos elétricos no Brasil cresce ano após ano. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), foram vendidos 50 mil veículos em 2022, representando mais de 40% das vendas em relação ao ano anterior. 

De acordo com o IBGE, estima-se que em 2021 o país somava mais de 100 milhões de veículos. No entanto, conforme a ABVE, apenas 100 mil destes carros são elétricos.

Tipos de carros elétricos

Embora todo veículo elétrico tenha como premissa básica o uso da eletricidade para seu funcionamento, existem modelos no mercado que também utilizam outros combustíveis. Confira:

  • plug-in electric: carros 100% elétricos, que devem ser recarregados em tomadas residenciais ou estações específicas para tal;
  • plug-in hybrid: os carros híbridos funcionam tanto com eletricidade quanto com combustível. Dessa forma, se a energia elétrica acabar, você pode continuar rodando com o uso da gasolina, por exemplo;
  • hybrid electric: esses veículos rodam a combustível, mas possuem o sistema de recuperação de energia, funcionando, também, com eletricidade. No entanto, neste caso, não é possível recarregar a bateria, como acontece nos dois modelos anteriores.

Qual é o futuro dos carros elétricos?

As empresas são a chave para impulsionar o desenvolvimento da cultura dos carros elétricos e da sua infraestrutura no país. 

Leia também: Descubra as principais tendências do mercado automotivo!

Só na Ticket Log, são mais de 1 milhão de veículos administrados movidos a álcool, diesel ou gasolina em mais de 30 mil clientes. Parte deles agora têm a possibilidade de também recarregarem veículos elétricos.

Com os esforços nacionais para atrair montadoras de veículos elétricos, a tendência é que a oferta do modelo passe a ser cada vez mais comum.

Considerando que os veículos a combustão têm aumentado seus preços a cada ano, há especialistas que dizem, inclusive, que os carros elétricos devem ser a opção mais acessível de compra até 2027

Veículos elétricos são realmente sustentáveis?

A mobilidade urbana sustentável vem sendo uma preocupação constante nos países de todo o mundo. No cenário do Brasil, é ainda mais urgente, uma vez que a infraestrutura de locomoção pública ainda é precária na maior parte das cidades. 

Ônibus e carros circulando nas ruas do País são responsáveis pela alta emissão de gases do efeito estufa. Diversas iniciativas vêm sendo tomadas para a redução desse impacto ambiental, e os carros elétricos têm um importante papel nesse processo.

Conforme o estudo publicado no Conselho Internacional de Transporte Limpo, os carros elétricos poluem até 68% menos do que os veículos a combustão, já considerando da produção ao descarte, além das emissões.

Além dos veículos elétricos, práticas como a compensação dos gases de efeito estufa e o estímulo ao abastecimento com combustíveis renováveis, como o etanol são alternativas para contribuir com a mobilidade sustentável.

Frota de veículos elétricos: vale a pena?

Mesmo ainda tendo um custo considerável em sua aquisição, os carros elétricos estão repletos de vantagens que tem como maior beneficiário o próprio planeta. Veja a seguir alguns benefícios que esse modelo de carro é capaz de proporcionar:

Menos poluente

Quando comparado com as fontes de combustível tradicionais, a energia é uma matriz energética mais limpa. Desse modo, o carro elétrico é menos poluente do que os carros convencionais, através de combustão.

Melhor desempenho

Sem emitir fumaça ou barulho, os carros elétricos conseguem ter um desempenho superior que os veículos tradicionais mesmo em velocidades mais reduzidas. Ainda podemos destacar que os carros não utilizam marcha, o que alivia o cansaço do motorista durante a rotina de viagem.

Reciclagem da bateria

Muitas pessoas pensam que após a saúde da bateria do carro comprometida, o seu descarte agride o meio ambiente. Porém, isso não é verdade. Quando as baterias dos veículos elétricos são trocadas elas podem ser utilizadas em equipamentos para armazenamento de energia solar, por exemplo.

Como abastecer um carro elétrico

Pode parecer estranho, mas o carro elétrico é “abastecido” exatamente da mesma forma como qualquer outro aparelho que use eletricidade: ligando na tomada. 

A diferença, claro, é o tempo necessário para que o veículo esteja pronto para rodar. Você pode recarregar a bateria dos carros elétricos em casa, com uma tomada de 110V ou 220V. 

Entre 6 e 8 horas o veículo está completamente carregado e pronto para percorrer uma distância de até 350 km (ou mais, dependendo do modelo do veículo) sem exigir nova recarga.

No entanto, a forma mais prática é recarregar a bateria em estações próprias. Já existem diversos pontos de carregamento de carros elétricos, alguns deles nos próprios postos de abastecimento de combustível. 

O carregamento nestes locais é gratuito e a carga fica completa em apenas 1h. 

Pague a recarga do veículo elétrico com Ticket Log

Através do Ticket Car, produto para pagamento de despesas de deslocamento da Ticket Log, os milhares de usuários da solução agora contam com mais uma opção de mobilidade: o pagamento de recarga de carros elétricos em estações espalhadas por todo o Brasil

Isso é possível graças às empresas EzVolt e Tupinambá, as mais novas parceiras do Ticket Car, que contam com suas respectivas redes de postos especializados e juntas somam mais de 1000 pontos de recarga.

A Ticket Log acredita que quanto mais opções de deslocamento as pessoas e as empresas tiverem disponíveis, mais liberdade e praticidade encontrarão no ir e vir. 

Por essa razão, nos últimos anos, diversos serviços foram habilitados no Ticket Car, como o pagamento de Uber, 99 e Bike Itaú, além da recarga de bilhete para transporte público.

Com o cartão o usuário também tem acesso a outros benefícios, como lavagem ecológica, pagamento de IPVA e multas e o pagamento digital do abastecimento tradicional. 

Conclusão

Os carros elétricos podem, ainda, não ser a opção mais barata de transporte. Ainda assim, tudo indica que a oferta desse modelo de veículo está crescendo a passos largos – com aumento da oferta, há uma tendência de vermos uma queda nos preços.

Buscar alternativas sustentáveis não só é uma necessidade mas uma forma de aproveitarmos a tecnologia a nosso favor.

Independente se você tem um carro elétrico ou não, a Ticket Log sempre estará preparada para possibilitar uma mobilidade cada vez mais ampla e inteligente. 

Nosso propósito é ajudar a quebrar barreiras e impulsionar novas tecnologias, opções de modais e meios de pagamentos relacionados ao deslocamento das pessoas em suas cidades.

E você, acredita que os carros elétricos ainda vão dominar o mundo?

Confira, também, os outros artigos que recomendamos a leitura:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa notícia tem 5 comentários

  1. Ótimo artigo, em nossa frota de viagens estamos prestes a comprar nosso primeiro veículo 100% elétrico e li a eficiência, é incrível. É um bom momento para começar a comprar energia elétrica porque os preços do gás são muito altos, além de adicionar pedágios nas rodovias, viajar está ficando caro a cada ano.

  2. Geová Vilas Boas de Sousa disse:

    GOSTEI E SOU AMANTE DE CARROS ELETRICOS E DESEJO COMPRAR UM

  3. Wendel disse:

    Tem algumas empresa relacionada a carros elétricos listada na bolsa (b3)