Solicitar contato Fechar

Solicitar contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Em breve entraremos em contato

Voltar

Maio Amarelo: curta o tempo, valorize a vida!

1 de maio de 2023 por Ticket Log em Mobilidade
Maio amarelo: cuide da vida em primeiro lugar

O Maio Amarelo é uma campanha que surgiu para conscientizar a população sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito. As ações ocorrem durante todo o mês de maio, com foco no respeito às regras de trânsito. 

Com a chegada de maio entramos na época de conscientização no trânsito através da Campanha Maio Amarelo. O movimento nasceu com o intuito de chamar atenção para os altos índices de mortos e feridos no trânsito.

Os acidentes no trânsito representam uma das maiores causas de morte no mundo, representando cerca de 45 mil pessoas por ano somente no Brasil, segundo o IPEA. Neste artigo, abordaremos o Maio Amarelo e outros fatores pertinentes à segurança no trânsito.

Você vai entender:

  • O que é o Maio Amarelo
  • Dados sobre a segurança no Trânsito
  • Principais causas de acidentes no trânsito
  • Qual a importância do Maio Amarelo para a sociedade?
  • Importância do Maio Amarelo para as empresas
  • Dicas de como ter um trânsito mais seguro
  • Mobilidade como tendência
  • Como a Ticket Log contribui com o Maio Amarelo?

Boa leitura!

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é uma campanha internacional, criada para conscientizar e prevenir acidentes de trânsito. Inspirada em outras campanhas igualmente importantes (como o Outubro Rosa e o Novembro Azul), visa chamar a atenção da sociedade. 

Conforme a Resolução 980/2022, o Maio Amarelo 2023 traz como tema “No trânsito, escolha a vida”.

Qual o objetivo do Maio Amarelo?

O maior objetivo dessa ação é engajar a população sobre a importância do tema com ações e propagandas educativas sobre a segurança no trânsito. 

Conta com a participação dos mais diversos segmentos da sociedade como: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil.

Quando surgiu o movimento e qual a origem do seu nome?

O movimento iniciou em 11 de maio de 2011 através do decreto “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. 

Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Já a cor amarela foi escolhida pois simboliza atenção e também faz referência a sinalização de advertência no trânsito.

Dados sobre a segurança no trânsito

Segundo relatório Global Status Report on Road Safety da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país do ranking global com mais mortes no trânsito, atrás apenas da Índia e China.

Conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), além dos cerca de 45 mil mortos e 300 mil gravemente feridos todos os anos, há ainda aproximadamente R$ 50 bilhões de custo econômico decorrente dos acidentes de trânsito no Brasil.

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021 aponta que motociclistas estão entre as principais vítimas fatais, representando 40,5%; na sequência usuários de automóveis com 25,5%; pedestres 21,6%; e ciclistas 4,5%, conforme registo de mortes entre 2015/2019.

No cenário global, a média de vidas perdidas nas estradas é de 1 milhão 350 mil, sendo a maior causa de morte de pessoas de 5 a 29 anos. 

A cada 24 segundos uma pessoa morre devido a um acidente de trânsito no mundo, e 90% dessas mortes acontecem em países de baixa e média renda (ONU). Quanto aos feridos, somam cerca de 50 milhões a cada ano.

Tais dados alarmantes, motivaram a OMS a lançar a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, cuja meta é evitar pelo menos 50% dos acidentes com mortes e ferimentos até 2030.

Através de um Plano Global para a Década de Ação, elaborado junto às comissões regionais da ONU, em cooperação com parceiros da UN Road Safety Collaboration, o plano descreve ações necessárias para alcançar o objetivo, convocando o poder público, a sociedade civil organizada e a iniciativa privada ao redor do mundo para implementá-lo.

Com a disseminação das ações indicadas no plano, por todo território nacional, de forma integrada e proativa, e com responsabilidade compartilhada, é esperado aumentar a segurança no trânsito, e salvar cerca de 86 mil vidas no Brasil até 2028.

Principais causas de acidentes no trânsito

causas de acidentes que motivaram o maio amarelo

Acidentes no trânsito podem ser originados por diferentes fatores: falha humana, falha veicular e condições adversas das vias

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), a principal causa dos acidentes registrados se dá devido à falha humana.

Excesso de velocidade

É classificado como uma das principais causas de morte no mundo, segundo a OMS. 

Estudos realizados pelo órgão norte-americano Insurance Institute for Highway Safety nos últimos 20 anos, mostraram que excessos de velocidade causaram cerca de 33 mil mortes no trânsito.

Calcula-se que a cada aumento de 8 km/h, seja ampliado em 4% o número de mortes – em rodovias o número sobe para 8%. Além da velocidade interferir na probabilidade de ocorrência de um acidente, também impacta na gravidade das consequências.

Direção sob o efeito de álcool ou drogas

O tempo de reação, os reflexos, a capacidade de julgamento e outras habilidades necessárias para condução de um veículo, são afetadas com o consumo de álcool ou drogas.

Um estudo norte-americano publicado pela revista Addiction analisou acidentes de trânsito fatais entre 1994 e 2008 (1.495.667 casos), e segundo a pesquisa, os motoristas que haviam bebido tornaram-se mais propensos a exceder a velocidade, não usar o cinto de segurança e causar uma colisão de veículo, comparado aos motoristas sóbrios.

Verificou-se, também, que, quanto maior a concentração de álcool no sangue (CAS), maior foi a velocidade média utilizada, e maior a gravidade dos ferimentos gerados com o acidente. 

Até mesmo CAS considerados baixos (0,01%) representaram maior risco de acidentes em relação a CAS de 0%. Por isso, vale sempre lembrar: se beber, não dirija.

Desrespeito às leis de trânsito

Além do excesso de velocidade e da direção sob o efeito de álcool ou drogas, o uso do celular ao volante está entre os maiores causadores de mortes no trânsito. 

São cerca de 150 mortes/dia e 54 mil/ano (ABRAMET). Ao utilizar o celular, o condutor volta sua atenção para a tela ao invés da estrada, e retira uma das mãos do volante para mexer no aparelho.

Contudo, não é só os condutores que devem evitar trafegar e utilizar o celular simultaneamente: o risco é também alto para os pedestres.

Falta de atenção

Conforme levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal no Brasil, a falta de atenção está entre as 20 principais causas de acidentes no trânsito.

Pode ser causada pela utilização do celular, conversas com passageiros, ajustes no som do rádio, procura de itens no porta-luvas/banco de trás e distrações visuais na rua. 

Fadiga ou falta de concentração devido ao estresse também podem afetar a capacidade do motorista em se concentrar e prestar atenção na estrada.

Condições climáticas adversas

De acordo com um estudo realizado pela ABRAMET, o risco de acidentes no trânsito em dias chuvosos pode aumentar em até 30%

A pesquisa revelou que a chuva é a principal responsável por acidentes em pistas molhadas. Havendo buracos, lombadas e desníveis na pista, o risco aumenta ainda mais.

Neblina, fumaça, granizo, ventos fortes e neve, são outras condições climáticas adversas que podem elevar os riscos de acidentes.

Falhas mecânicas

Conforme Relatório Anual de Estatísticas de Trânsito de 2019, divulgado pelo Ministério da Infraestrutura, cerca de 3,1% dos acidentes de trânsito no Brasil foram causados devido a falhas mecânicas, número que representa cerca de 8.146 acidentes no país.

A manutenção preventiva periódica dos veículos auxilia a reduzir o risco de acidentes de trânsito e proporcionar segurança aos motoristas e passageiros no trânsito.

Qual a importância do Maio Amarelo para a sociedade?

importância do maio amarelo para a sociedade

A importância do Maio Amarelo para a sociedade é imensa, já que as estatísticas mostram que a maioria dos acidentes poderiam ser evitados com a adoção de medidas simples. 

Com a propagação de informações e disseminação de ações positivas, é possível dar foco ao assunto e incentivar o engajamento da sociedade como um todo.

A aplicação das respectivas ações por parte da população, é possível salvar vidas e prevenir lesões graves por acidentes no trânsito, nos próximos anos.

Educação no trânsito

Refere-se à conscientização da população sobre a importância do respeito às leis de trânsito, direção defensiva, uso correto de equipamentos, além de alertar para os riscos e consequências da imprudência. 

É, portanto, uma forma de educar e incentivar a mudança de comportamento dos motoristas através da adoção de hábitos mais seguros, promovendo respeito e segurança aos demais usuários das vias públicas.

Fiscalização e punição

A fiscalização e punição tem por objetivo coibir comportamentos imprudentes, como não utilizar o celular enquanto dirige, não conduzir um veículo sob efeito de álcool/drogas, entre outras medidas que visam garantir a segurança no trânsito.

Durante o mês de maio, são realizadas ações de fiscalização e punição variadas como blitzes, operações Lei Seca, monitoramento de radares, entre outras, com a finalidade de que as leis de trânsito sejam cumpridas.

Campanhas de conscientização

As campanhas de conscientização são realizadas durante todo o mês de maio, e têm como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de preservar a vida e evitar acidentes de trânsito. 

As campanhas podem incluir: materiais informativos nas redes sociais, palestras, blitz educativas, entre outras ações.

O papel da sociedade na segurança no trânsito

A segurança no trânsito é de responsabilidade de todos os usuários das vias públicas: motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros. 

É preciso que cada indivíduo faça a sua parte a fim de garantir um trânsito mais seguro para todos.

Cada pessoa contribui ao adotar hábitos seguros e responsáveis, atuando na promoção da segurança no trânsito por meio do engajamento em campanhas de conscientização, participando de ações de fiscalização e denunciando comportamentos imprudentes. Assim, é possível evitar acidentes e preservar vidas.

Qual a importância do Maio Amarelo nas empresas?

A adesão de ações do Maio Amarelo nas empresas é importante por contribuir para a conscientização dos funcionários sobre a necessidade de práticas seguras no trânsito e de cuidados para prevenir acidentes.

Além de preservar a integridade e bem-estar de cada indivíduo, a empresa contribui para a redução de custos com acidentes e afastamentos do colaborador, e promove uma imagem socialmente responsável.

Redução de acidentes de trabalho

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que os acidentes no trânsito são responsáveis por cerca de 20% dos acidentes de trabalho fatais ao redor do globo. 

Conforme dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, no Brasil, em 2019, foram registrados mais de 23 mil acidentes de trabalho causados no trânsito.

Logo, a conscientização e educação dos trabalhadores sobre a segurança no trânsito pode ajudar a prevenir acidentes de trajeto e promover a segurança de colaboradores que utilizam veículos no trabalho (motoristas de empresas de transporte, entregas e outros profissionais).

Ao aderir ao Maio Amarelo, a empresa pode oferecer capacitações para seus motoristas e promover ações de conscientização sobre o uso do cinto de segurança, e importância da manutenção dos veículos, o respeito às leis de trânsito entre outros tópicos.

Prevenção de perdas financeiras

A redução de acidentes no trânsito pode gerar economias significativas em custos diretos e indiretos para as empresas, tais como:

  • redução de custos com afastamentos;
  • redução de custos com reparos de veículos;
  • redução de custos com acionamento de franquias de seguro;
  • redução de custos com multas de trânsito;
  • redução de custos devido a perda de produtividade;
  • redução de custos devido à perda de reputação da empresa;
  • entre outros.

Responsabilidade social corporativa

Como atores sociais e econômicos, as empresas têm um papel importante na promoção da segurança no trânsito e na prevenção de acidentes.

Ao aderir ao Maio Amarelo, a empresa impacta diretamente na sociedade em geral, já que a segurança no trânsito é uma questão de interesse público.

A responsabilidade social corporativa das empresas com o Maio Amarelo está na sua contribuição na construção de uma cultura de segurança no trânsito, na redução dos índices de acidentes e na melhora da qualidade de vida da população.

Leia também: Gestão de riscos: o que é, vantagens e como ajuda empresas com frotas?

Dicas de como ter um trânsito mais seguro

Fique atento às dicas abaixo para ajudar a tornar o trânsito mais seguro para todos,e lembre-se de usá-las durante todos os dias do ano, não apenas no Maio Amarelo.

  • Mantenha a manutenção do veículo em dia e faça inspeções preventivas;
  • Posicione-se no banco com as costas firmemente apoiadas no encosto para aumentar o conforto e em casos de acidentes, diminuir os riscos de lesões graves mantendo a postura adequada;
  • Mantenha a distância de segurança de outros veículos, principalmente os de grande porte, na estrada e no meio urbano;
  • Faça a ultrapassagem apenas em locais permitidos e com total segurança, prestando atenção redobrada ao seu redor, principalmente se a pista for de mão dupla;
  • Sempre que for mudar de faixa, sinalize com o pisca e espere alguns momentos para fazer a mudança com segurança;
  • Esteja sempre atento e respeite a sinalização: placas de proibição de ultrapassagem, “atenção aos animais na pista”, cruzamentos, rotatórias, etc.;
  • Mantenha a velocidade máxima permitida para aquela pista, pois quanto maior a velocidade maior será o dano causado em caso de acidentes;
  • Evite o excesso de velocidade, pois pode causar diminuição do campo de visão do motorista e dessa forma, diminuir as chances de reação rápida mediante algum imprevisto;
  • Mantenha o farol baixo aceso durante o dia em rodovias ou fora dos perímetros urbanos. Além de aumentar a visibilidade do condutor, aumenta a do pedestre e do ciclista;
  • Lidando com congestionamentos longos, procure desligar o carro: além de economizar combustível você ainda ajuda o meio ambiente;
  • Em tráfegos intensos a quantidade de distrações é imensa, por isso evite o uso do celular e outras ações que possam interferir na sua atenção;
  • Evite colisões traseiras ampliando a distância entre veículos, e ao frear, faça de forma progressiva;
  • Em uma pista com baixa visibilidade, reduza a velocidade e mantenha-se calmo, evitando fazer manobras bruscas;
  • Se for dirigir em dias chuvosos, evite frenagens bruscas e procure utilizar pneus que estejam em dia: calibrados e em condições de vida útil;
  • Em vias rurais ou estradas precárias procure dirigir devagar e com cuidado;
  • E não esqueça: caso você seja dono de uma empresa que possua frotas, mantenha seus funcionários treinados nas boas práticas do trânsito.

Mobilidade como tendência

A inovação digital, tão presente nas grandes cidades, também mostra seus impactos no segmento de mobilidade urbana, renovando o funcionamento e aprimorando a experiência de locomoção da população. 

Os exemplos são muitos: aplicativos que indicam caminhos menos congestionados, opções de veículos por carona compartilhada com emissão limpa e mais.

Leia também: Aplicativos para Gestão de Frotas: 10 soluções que você precisa conhecer

No que se refere aos modais de deslocamento, no entanto, segue a predominância de pedestres e automóveis, apesar de já haver outras modalidades (bicicletas, patinetes elétricos, monociclos, etc.). 

Desta forma, cabe o reforço para a conscientização quanto às novidades na forma de se mover.

Como a Edenred contribui com o Maio Amarelo?

Está claro que o Maio Amarelo ajuda a difundir práticas de direção eficiente e consciente, reduzir gastos inesperados, diminuir o índice de acidentes e minimizar impactos ambientais para empresas que trabalham com algum tipo de frota

Com uma plataforma completa de gestão de veículos, além de soluções como inteligência artificial, gestão de manutenção, monitoramento de motoristas e mais, os clientes da Ticket Log, empresa do grupo Edenred, contam com as ferramentas adequadas para oferecer segurança aos seus motoristas.

Além de oferecer soluções com tecnologia embarcada e atendimento humanizado, a empresa se coloca em uma posição de responsabilidade social, abraçando causas relevantes para a construção de um futuro mais seguro e saudável para todos.

Além do Maio Amarelo, a empresa traz para o core de sua atuação iniciativas que contribuem para frear os impactos das mudanças climáticas, como o Move for Good.

Porque, mais do que oferecer soluções que facilitem a rotina de empresários, gestores de frota e profissionais em geral, a Edenred deseja incentivar o melhor aproveitamento daquilo que temos de mais valioso: o tempo. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o Maio Amarelo e sua importância para a sociedade, não deixe de aplicar ações de conscientização em sua empresa!

Diminua os riscos no trânsito para seus colaboradores e melhore a performance da sua empresa. Assim, você garante tempo para tudo que é precioso para você. Fale com um especialista.

Você também vai gostar de ler:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *