Conheça o cartão mobilidade da Ticket Log Fechar

Conheça o cartão mobilidade da Ticket Log

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato

Você concorda que os dados informados podem ser utilizados para o envio de ofertas de produtos e serviços, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Obrigado!

Obrigado! Em breve, entraremos em contato.

Voltar

Mobilidade urbana sustentável e o futuro do trânsito nas cidades

15 de junho de 2023 por Ticket Log em Mobilidade
Mobilidade urbana sustentável: veja o que é e suas vantagens

A Mobilidade Urbana Sustentável é um conceito que busca promover deslocamentos eficientes, seguros e acessíveis nas cidades. Tem objetivo de incentivar o uso do transporte público, ciclovias, calçadas, caronas compartilhadas.  

Entre os conceitos que envolvem as cidades hoje, você já conhecia a mobilidade urbana sustentável e suas características? 

Mobilidade urbana é um conceito que você precisa conhecer para compreender as melhores soluções para deslocamento de pessoas em um determinado espaço.

É um termo no qual se tem falado muito na atualidade e que, à medida que as cidades vão crescendo, tem se tornado cada vez mais importante.

Quer saber mais sobre mobilidade urbana e conhecer suas características e soluções?

Criamos aqui um conteúdo especial para você entender o conceito e conhecer as principais soluções que compreendem esse tema:

  • O que é a mobilidade urbana?
  • Mobilidade urbana no Brasil
  • Qual a importância da mobilidade urbana sustentável?
  • Características do sistema de mobilidade sustentável
  • Dicas de mobilidade urbana sustentável
  • Qual o futuro da mobilidade urbana sustentável?
  • Descubra novas possibilidades do seu cartão abastecimento

Boa leitura!

O que é a mobilidade urbana?

O termo mobilidade se refere à capacidade e à facilidade de locomoção. Por isso, a mobilidade urbana está relacionada à qualidade de vida e é um conceito fundamental para melhorar as condições das cidades.

O conceito de mobilidade urbana é fortemente associado aos meios necessários para que pessoas possam se locomover entre diferentes zonas.

A mobilidade urbana não é somente sobre automóveis e meios de transportes coletivos. Ela se refere a tudo que existe para a nossa locomoção e está, até mesmo, nas situações mais simples do cotidiano, como ter calçadas adequadas para que qualquer pessoa possa transitar no melhor tempo e com facilidade.

Mobilidade urbana no Brasil

No Brasil, quase 85% da população vive em cidades, segundo dados divulgados pelo IBGE.

Existem 36 cidades com mais de 500 mil habitantes na rede urbana brasileira, além de 40 regiões metropolitanas estabelecidas, nas quais vivem mais de 80 milhões de brasileiros (cerca de 45% da população), segundo as informações divulgadas pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Quando se fala sobre mobilidade urbana no Brasil, os automóveis são considerados um dos grandes problemas, principalmente em metrópoles e centros urbanos. Afinal, um carro ocupa mais espaço que os meios de transportes coletivos, e o número de transportes individuais vem crescendo a cada ano.

Diante disso, surgem diversas soluções, inclusive na legislação, como a Lei da Mobilidade Urbana.

O que é a mobilidade urbana sustentável?

O conceito de mobilidade urbana sustentável envolve a criação de possibilidades de locomoção eficientes e que não impactam na qualidade do meio ambiente. A utilização de recursos não poluentes, como as bicicletas, por exemplo, é considerada uma solução de mobilidade sustentável.

O objetivo principal é simples, mas de impacto comum no âmbito urbano: melhorar a qualidade de vida nas cidades, reduzir a poluição e mitigar os impactos negativos do tráfego urbano.

Leia também: Qual é o futuro dos carros elétricos?

Qual a importância da mobilidade urbana sustentável?

mobilidade urbana

A mobilidade urbana sustentável permite criar cidades mais equitativas, saudáveis, eficientes e amigas do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e da sua comunidade.

Benefícios da mobilidade urbana sustentável

Buscar desenvolver uma mobilidade urbana mais sustentável faz ainda mais sentido se analisarmos todas as áreas que serão beneficiadas por essa iniciativa: 

  • Qualidade de vida: proporciona cidades mais saudáveis e habitáveis, com menos congestionamentos, ruídos e acidentes de trânsito. Ao priorizar o transporte público, ciclovias e calçadas, facilita o acesso a serviços, reduz o estresse no deslocamento e melhora a mobilidade de todos;
  • Eficiência e economia: a mobilidade urbana sustentável permite mais eficiência nos deslocamentos urbanos ao incentivar o compartilhamento de veículos, a integração entre diferentes modos de transporte e a otimização do uso do espaço público.

Desafios da mobilidade urbana sustentável

Mesmo para criar cidades mais equitativas, saudáveis, eficientes e amigas do meio ambiente, existem alguns desafios. 

A melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e garantia de um futuro mais sustentável para as próximas gerações pode encontrar alguns percalços no caminho:

  • Infraestrutura inadequada: muitas cidades possuem infraestrutura de transporte insuficiente ou mal planejada, com falta de vias exclusivas para ônibus, ciclovias segregadas e calçadas adequadas. Ou seja, falta de investimentos;
  • Resistência à mudança de hábitos: existe uma resistência natural no que diz respeito à mudança de comportamento. Migrar do uso de veículos individuais para a adoção de modos de transporte sustentáveis nem sempre é uma tarefa fácil; 
  • Falta de integração e planejamento: a falta de integração entre diferentes modos de transporte, como ônibus, trem, bicicletas e pedestres, dificulta a criação de sistemas de mobilidade eficientes. O planejamento urbano que não prioriza a mobilidade sustentável contribui para a falta de acessibilidade e para a dispersão urbana.

Características do sistema de mobilidade sustentável

Algumas características ajudam a promover deslocamentos eficientes, seguros e amigáveis ao meio ambiente nas cidades.

Isso inclui a priorização do transporte público de qualidade, como ônibus e metrô, o estímulo ao uso de modos ativos de transporte, como caminhadas e ciclismo. Além da criação de infraestruturas adequadas, como ciclovias e calçadas acessíveis, e o fomento ao compartilhamento de veículos. 

Confira algumas características: 

Transporte coletivo

Diversas opções, como metrô, ônibus, VLT, BRT, trem e outros modais, com linhas que atendem a toda a cidade e equipamentos com baixa emissão de poluentes, alguns deles funcionando com motores 100% elétricos. Menor lotação e maior satisfação do público.

Transporte alternativo

Patinete elétrico e bicicleta podem também fazer parte dos deslocamentos. Com mais vias dedicadas a esses tipos de veículos, as pessoas terão mais meios de chegar ao trabalho.

Dicas de mobilidade urbana sustentável

Enquanto aguardamos o futuro da mobilidade urbana, o que podemos fazer hoje para termos deslocamentos mais eficientes? Confira nossas dicas para que você possa ir até o trabalho ou seus compromissos de maneira mais sustentável.

Utilize aplicativos de inteligência coletiva

Vai sair de carro? Que tal levar mais pessoas com você durante o trajeto? Você pode combinar com colegas de trabalho ou, então, utilizar apps como Waze Carpool, BlaBlaCar, Uber e 99Táxi para oferecer caronas ou conseguir uma.

Planeje suas rotas

Já tentou encontrar o caminho mais eficiente até onde quer chegar? Você pode utilizar alguns app de mapas, como o Google Maps e Waze para otimizar sua mobilidade, visualizando como está o trânsito. Por lá também é possível encontrar caminhos alternativos. 

Outra ideia é combinar com o gestor do seu trabalho um horário diferenciado, chegar e sair uma hora depois do momento de pico pode te ajudar a pegar menos trânsito.

Leia também: Roteirização de transporte: principais vantagens operacionais

Abastecimento de veículos com combustíveis limpos/renováveis

Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar, esses combustíveis contribuem para diversificar a matriz energética e promover a segurança. 

Essa iniciativa também impulsiona a inovação tecnológica e cria oportunidades de emprego no setor de energia limpa.

Caronas compartilhadas

Esse é um conceito que tem surgido no Brasil há alguns anos e pode ser uma excelente medida – envolve uma economia de combustível, tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

Também chamado de carona solidária, trata-se do cruzamento de rotas entre motoristas e passageiros que vão para uma mesma direção e que, por esse motivo, podem utilizar o mesmo veículo. 

Outra forma de promover a economia de combustível com transporte de funcionários é o uso do fretado, uma alternativa cada vez mais utilizada pelas empresas para substituir o tradicional vale transporte.

Modelos de carros econômicos

Os carros econômicos são projetados para maximizar a eficiência do consumo de combustível, utilizando tecnologias como motores mais eficientes. Geralmente, veículos com motores 1.0 se tornam uma ótima opção para deslocamentos mais econômicos. 

Ainda, os modelos de carros econômicos costumam ser mais acessíveis em termos de custo e manutenção.

Qual o futuro da mobilidade urbana sustentável?

Algumas ações já têm sido tomadas por parte de governos e empresas para que possamos garantir o futuro da mobilidade urbana sustentável. Aqui na Ticket Log, nós temos o Move for Good, um programa de compensação de carbono nos abastecimentos. 

Diversas cidades têm aumentado a quantidade de ciclovias, com o objetivo de que as pessoas possam optar por bicicletas e patinetes como meio de locomoção. Entretanto, mais coisas podem e estão sendo feitas, como você verá a seguir.

Utilizar a tecnologia como aliada

Aplicativos que mostram rotas mais curtas, recursos como inteligência coletiva que permitem conseguir caronas e outros métodos permitem programar e fazer uma melhor gestão de mobilidade urbana.

Nova geração de veículos

Baixo consumo, veículos híbridos e modelos autônomos, os novos carros possuem sistemas inteligentes para favorecer uma mobilidade otimizada.

Redesenho das vias e espaços públicos

As cidades estão tendo seus espaços públicos redesenhados para favorecer o transporte urbano, o deslocamento por bicicleta, além de oferecerem mais opções de modais de transporte.

Leia também: Mobilidade corporativa: o que é e como implementar em sua empresa?

Descubra novas possibilidades do seu cartão abastecimento

E aí, ficou um pouco mais claro o conceito de mobilidade urbana sustentável?

Sua empresa fornece vale combustível? Algumas soluções, como o Ticket Car, vão além do abastecimento. É possível pagar transporte público, utilizar bike compartilhada e outros serviços que favorecem uma mobilidade urbana sustentável. Forneça aos seus colaboradores um cartão mobilidade com poder de escolha.

Conclusão

Fica claro que a mobilidade urbana sustentável desempenhará um papel fundamental no futuro do trânsito nas cidades. Com alternativas como caronas compartilhadas e o uso de aplicativos, fica mais fácil um impulso que facilite uma mudança em direção a um sistema de transporte mais eficiente e ecologicamente correto.

Além disso, ao adotar tecnologias e práticas sustentáveis, as empresas também podem contribuir para a construção de um futuro mais verde e habitável, onde a mobilidade seja acessível a todos e preservando o meio ambiente.

O futuro do trânsito nas cidades depende de ações coletivas e decisões inteligentes. A mobilidade urbana sustentável oferece uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas, reduzir os impactos ambientais e enfrentar os desafios relacionados ao tráfego. 

O gestor de frota e a empresa podem desempenhar um papel crucial nesse cenário, promovendo soluções alternativas e ecologicamente corretas. 

Confira mais artigos que você pode gostar

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *